02.08.21 -

A reabertura completa das atividades comerciais e o avanço da vacinação em todo o país parecem trazer também um cenário de aquecimento das vendas para o Dia dos Pais.

O presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Tiago Furlanetto, acredita que as vendas para a data neste ano possam retornar ao patamar pré-pandemia.

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, 67% dos consumidores pretendem comprar presente no Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 8 de agosto. O número representa um aumento de 9% em relação a 2020.

Para aproveitar este momento de retomada, a CIC e CDL sugerem aos lojistas algumas práticas importantes para captar mais clientes, como um contato mais direto com seus clientes, utilizando as redes sociais, a disponibilização de um mix de produtos atraente e de promoções.

Para a alegria do varejo, o valor que os entrevistados pretendem dispender com os presentes também subiu: em média, pretende-se gastar R$ 207,52 ao todo.

Entre aqueles que irão gastar mais, 56% pretendem comprar presentes melhores, 32% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 28% querem comprar mais presentes.

Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 86% citam haver influência do cenário de pandemia. Desse modo, 40% querem economizar, 25% estão com o orçamento apertado, 23% citam as incertezas do cenário econômico e 20% estão desempregados.

Maioria dos consumidores pretendem pagar à vista

Oito em cada dez consumidores (79%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (50%), seguidas de perfumes e cosméticos (43%), calçados (36%) e acessórios (29%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A grande maioria dos consumidores (83%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no dinheiro (34%), no cartão de débito (27%) e no PIX (22%).

Quase metade dos consumidores (47%) afirmaram que se sentem em segurança para realizar compras em lojas de rua, um aumento de 18 pontos percentuais em comparação ao ano passado.

Quando se trata de escolher o local de compra do presente, 49% são influenciados pelo preço, 45% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e desconto, 23%  pela diversidade de itens, e 23% pelo frete grátis.

A vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai (45%), considerar que o presente é um gesto importante (26%) e ter o costume de presentear pessoas queridas (24%), são os principais motivos apontados pelos entrevistados que irão comprar presentes no Dia dos Pais.

Chegou o Dia dos Pais!

É hora de começar a pensar em promoções e vendas para a data. Dê uma olhada no que a sua empresa pode fazer para aumentar as vendas

1. Esteja pronto antes da data
Para obter resultados melhores no Dia dos Pais, você precisa começar a promover com antecedência a sua campanha. O planejamento antecipado não apenas ajuda a evitar ajustes de última hora, mas também te dá tempo suficiente para preparar os clientes e atrair até mesmo aqueles consumidores que não são compradores constantes.

2. Promova um concurso de Dia dos Pais
Indo um passo a diante, você deveria considerar um concurso nas redes sociais da sua loja. Por quê? Engajamento dos clientes, esse é o motivo. Você pode, por exemplo, incentivá-los a compartilhar o “momento favorito do pai”, “foto do pai” ou mesmo “piada do pai”. Lembre-se de pensar em uma #hashtag inteligente, associá-la à campanha e fazer com que eles a usem em suas postagens. Com esse tipo de ação, você não apenas fará com que eles se envolvam mais com sua empresa e compartilhem com os amigos, mas também criará uma conexão emocional com sua marca.

3. Tenha um “guia de presentes”
Ao criar um “guia de presentes”, você pode ajudar seus clientes a encontrar o presente perfeito para os pais. Esses tipos de guias podem inspirar as pessoas rapidamente, então coloque os produtos mais populares no topo da lista.

4. Ofereça o “Kit Pai”
Você também pode promover kits para o Dia dos Pais. Empacote alguns produtos e venda-os juntos. Lembre-se de destacar a economia que os clientes terão (ou seja, economize R$ 10 ao comprar esses dois produtos juntos) ao comprá-lo, assim você promove diferentes produtos ao mesmo tempo.

5. Cupom de desconto exclusivo
Os clientes sempre esperam obter um desconto nas compras do Dia dos Pais. Crie cupom de desconto exclusivo que seria válido por um tempo limitado. Isso criará urgência para comprar e, por fim, aumentará suas vendas.

6. Evite estereótipos
Seja qual for o tipo de campanha que você decida fazer, esteja atento às imagens de pai que você está retratando. Confira as mensagens para determinar se realmente refletem seus clientes-alvo. Pergunte a si mesmo: que tipo de pai usaria seus produtos? Além disso, considere como as mães ou filhos veem as figuras paternas em suas vidas - afinal, eles podem ser seus principais clientes nessa data. Descubra suas percepções sobre os pais.