Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

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11.08.21 -

“É preciso aprender a desaprender para voltar a aprender”.

Com a frase do economista e futurólogo americano, Alvin Toffler, iniciou o Congresso das Associações Empresariais do Extremo Sul (Conexsul) on-line, promovido pela CIC na terça-feira, 10 de agosto.

Na ocasião, o vice-presidente de Serviços da CIC, César Ongaratto, falando em nome do presidente, Tobias Debiasi, destacou que o Conexsul possibilita a troca de experiências para a evolução de conhecimentos e a construção de novas soluções.

“Precisamos avançar e avançar a passos largos para que as instituições possam oferecer melhores serviços às empresas associadas", enfatizou.

Para o diretor executivo da entidade, Luiz Carrer, o evento, que já teve quatro edições presenciais, retornou no formato on-line em um momento em que as entidades são chamadas a participar das decisões que envolvem os diferentes temas da comunidade em que estão situadas.

Além de palestras de César Ongaratto, com o tema “Importância dos Departamentos Jurídicos”, da Doutora em Administração, Daniela Gasperin, falando sobre “Inovação, Produtividade e Relacionamento com Associado” e do especialista em Marketing Digital, Evandro Carter, sobre “Estratégias para alavancar as associações empresariais”, o Conexsul permitiu o debate das rotinas comuns e oportunizou a troca de experiências, bem como buscar novas forma de sustentabilidade e projetos inovadores.

Além de associados da CIC, representantes de entidades de vários estados participaram do evento. Além do ciclo de palestras, o evento contou com a participação de Gilmar Barboza, especialista em Desenvolvimento de Políticas Públicas de Interesse Empresarial, que apresentou uma seleção das melhores práticas de entidades empresariais do país.

Como instrutor do projeto Transformar, desenvolvido pelo Sebrae e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais (CACB), Barboza citou dezenas de instituições que são destaques nas áreas de estímulo de atividade empreendedora, ambiente de negócios, produtos, serviços e benefícios, acesso a mercados, estratégias de comunicação, sustentabilidade e gestão, entre outras.

Entre 30 entidades paulistas, matogrossenses, catarinenses, paranaenses, mineiras e gaúchas, ele destacou a CIC Garibaldi por seu caráter multifacetado com inúmeras competências, que oferece às empresas associadas uma lista completa de produtos, serviços e ações.

 

César Ongaratto - A Importância dos Departamentos Jurídicos
A primeira palestra do Conexsul foi com o advogado e vice-presidente de Serviços da CIC Garibaldi, César Ongaratto.

Baixe o material apresentado por César Ongaratto - Conexsul On-line 2021

Segundo ele, haverá litígios cada vez em maior número, seja pelo endurecimento das legislações ou pela própria cultura brasileira.

De acordo com o advogado, o país registra 77 milhões de processos atualmente, com um sistema jurídico que conta com 450 mil servidores públicos e mais de um milhão de advogados.

"O Brasil é um país com alto nível de litigiosidade e a tendência é aumentar cada vez mais", resumiu.

Em sua apresentação, Ongaratto falou sobre a importância da adequação dos Estatutos Sociais à realidade, fugindo de generalizações, os impactos tributários no desenvolvimento de das atividades das entidades de classe e a necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Daniela Gasperin - Inovação, Produtividade e RelacionamentoA Doutora em Administração, Daniela Gasperin, falou sobre meritocracia no universo organizacional. Segundo ela, competência é a capacidade de conhecimento, habilidades e atitudes (disposição e entusiasmo) diante de alguma situação.

Baixe o material apresentado por Daniela Gasperin - Conexsul On-line 10.08.21

"Muitas vezes questionamos: tenho capacidade e habilidade, mas não tenho atitude. Então tenho competência? Tem, porém ela é fragilizada pela quebra deste tripé", enfatizou.

Daniela salientou as diferenças entre as competências individuais e coletivas, mas chamou a atenção para a necessidade de colaboração para o desenvolvimento de inovação.

"Nao tem como implantar inovação em uma empresa se não houver pessoas que estejam dispostas a trabalhar em equipe. Os objetivos individuais devem estar relacionados e atrelados aos objetivos da empresa", explicou

Segundo ela, as empresas precisam implementar competências que desenvolvam capacidades tecnológicas, de inovação, terceirização, dinamicidade, gestão da mudança, aprendizagem e cultura organizacional, governança, gestão de suprimentos, interdependência dos processos e o desenvolvimento do capital humano.

Alertou também que, neste novo mundo que surge, o relacionamento será fundamental. "Haverá uma grande demanda por vínculos e afeto".

 

Evandro Carter - Estratégias para alavancar seus negócios com o Marketing Digital
Encerrando o ciclo de palestras, a CIC trouxe ao Conexsul o especialista em Marketing Digital, Evandro Carter.

Baixe o material apresentado por Evandro Carter - Conexsul On-line 2021

De acordo com ele, não existe uma super estratégia ou um super formato para fazer vender mais. Segundo ele, o que mais dá resultado é o conjunto de ações que seguem uma lógica.

"É importante saber o que os clientes querem. Geralmente um consumidor escolhe o que comprar por preço, exclusividade ou conveniência. Após definir isso, fica mais fácil adequar uma estratégia de marketing para o seu produto ou serviço", orientou.

Carter enumerou as principais estratégias para aumentar a visibilidade da marca e a interação dos clientes existentes ou em potencial.

Entre elas, destacou a presença digital e o conhecimento das ferramentas das principais redes sociais, a atenção ao site próprio, além de melhorar a experiência de compra sendo mais flexível e atrativa. "É preciso aparecer bem, aparecer sempre e, principalmente, aparecer melhor do que seu concorrente".

Ele também chamou a atenção para a autocrítica necessária aos produtos e serviços oferecidos, para não investir valores desproporcionais e não obter resultados pelo fato do produto não ser atrativo ou os serviços não resolverem o problema dos clientes.