15.02.20 -

A Autorregulação do Crédito Consignado entrou em vigor no dia 2 de janeiro com o início de funcionamento do "Não me Perturbe": desde essa data, os consumidores podem solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing com ofertas de crédito consignado.

Até o final de janeiro, 240,7 mil pessoas haviam se cadastrado no site do "Não me Perturbe" para não mais receber essas ligações.

Trinta dias após realizado o cadastro do telefone fixo ou móvel nessa plataforma, tanto os bancos quanto os correspondentes contratados por eles não poderão fazer nenhuma oferta de operação de crédito consignado.

O bloqueio valerá por um ano e o cliente poderá escolher se bloqueia instituições financeiras específicas, ou, ainda, todo um segmento - o setor bancário e/ou telecomunicações.

O Sistema de Autorregulação do Crédito Consignado foi desenvolvido em parceria entre a Federação Brasileira de Bancos e a Associação Brasileira de Bancos. Entrou em vigor com 31 bancos, responsáveis por cerca de 98% do volume da carteira de crédito consignado em todo o país.

Depois de São Paulo, que detém o maior número de pedidos de bloqueio, estão os Estados do Rio de Janeiro (13,36%), Minas Gerais (11,04%), Paraná (5,15%), Rio Grande do Sul (5,42%) e Distrito Federal (4,97%).

No site da Autorregulação Bancária (http://www.autorregulacaobancaria.com.br/), o cliente também encontrará um link com informações do sistema de bloqueio, e o redirecionamento para o site do "Não me Perturbe", além de todas as informações referentes ao novo sistema.

A adesão à Autorregulação foi voluntária por parte dos bancos. Participam do sistema as seguintes instituições: Agibank, Banco Alfa e Financeira Alfa S.A., Banco BMG, Banco Cetelem, Banco Daycoval, Banco Digio, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Estrela Mineira, Banco Inter, Banco Mercantil e Mercantil Financeira, Bancoob, Banco Pan, Banrisul, Barigui, Bradesco e Bradesco Financiamentos, BRB - Banco de Brasília, BV Financeira, Caixa, CCB Brasil, Facta Financeira, Itaú Unibanco e Itaú Consignado S.A., Paraná Banco, Safra, Santander e Olé Bonsucesso, e Sicredi.