14.04.20 -

A CDL defende a abertura de todos os estabelecimentos comerciais a partir de quinta-feira, 16 de abril.

A entidade reuniu sua diretoria e definiu que não pode haver uma discriminação de segmentos, já que todos estão aptos a adotar as medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi, Carlos Adriano Morari, destacou que a análise de cenário deve ser feita pela entidade sob os ângulos da saúde e econômica.

"Temos que preservar a saúde, tendo os cuidados indicados, mas observar também a necessidade dos pequenos comércios, que são a maioria dos estabelecimentos", destacou Morari.

Na oportunidade foram expostas todas as ações que a CIC e a CDL desenvolveram para auxiliar os órgãos de saúde e prestar uma assessoria às empresas para que se adequem aos decretos que flexibilizaram o funcionamento de alguns setores.

"O que não pode é continuar com as portas fechadas, porque isso vai ter repercussão em empregos e na existência de muitos estabelecimentos. O comércio vem sofrendo há alguns anos com a crise da economia nacional, e agora essa situação vai deflagrar uma revolução sem precedentes".

Para o presidente, as entidades empresariais estão tratando o assunto com seriedade, cobrando desde o princípio uma solução que englobe a todos os setores.

"Podemos não concordar com os decretos dos governos e demonstrar nosso descontentamento com a situação, mas temos que ter responsabilidade neste momento. Não fomos nós que inventamos essa pandemia e só vamos superar essa crise se todos estiverem unidos".

Morari enfatiza que o comércio não pode ser o maior prejudicado e ficar fechado até que se tenha uma vacina ou remédio para a Covid-19. "O que enfraquece o nosso movimento são as pessoas que levam na brincadeira ou acreditam que grupos paralelos irão resolver sozinhos.