15.04.20 -
Em reunião emergencial, no final da tarde de quarta-feira, 15 de abril, integrantes do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus de Garibaldi repudiaram a decisão do governador do RS em manter o comércio da Serra fechado até o dia 30 de abril.
A direção da CIC e CDL vai aguardar a publicação oficial do decreto para tomar as medidas necessárias. Para o presidente da CDL, Carlos Adriano Morari, houve uma discriminação regional, já que somente o varejo da Grande Porto Alegre e Região Serrana foram penalizados.
"Essa decisão é injusta. Cidades pequenas com poucos ou nenhum caso de contaminação não podem pagar a conta, enquanto locais que possuem muitos casos terão seus estabelecimentos funcionando livremente", enfatizou.
O assessor jurídico e ex-presidente da CIC, César Ongaratto, disse que vai analisar detalhadamente o decreto que será publicado, para buscar uma medida para que seja retomada, com responsabilidade, as atividades do comércio.
Através de uma transmissão ao vivo pela internet na tarde da quarta-feira, o governador do RS, Eduardo Leite, divulgou a nova estratégia para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, baseada em uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas.
Ele denominou como "Distanciamento Controlado" a nova fase da estratégia, mas autorizou que os prefeitos das cidades localizadas fora do eixo Serra e Grande Porto Alegre, decidam pela retomada das atividades.
Mesmo comemorando os resultados da pesquisa, em que demonstrou os baixos índices de contaminação no Estado, o governador decidiu não autorizar a flexibilização do isolamento social em 13 cidades da Serra.
Serra Gaúcha
A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi criada pela Lei Complementar nº 14.293 de agosto de 2013, sendo constituída pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.