Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

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03.05.20 -

O Dia das Mães sempre foi uma das datas que mais movimenta o varejo e todo tipo de comércio sempre pôde lucrar nessa época.

Mas, em 2020, a pandemia do novo Coronavírus e com os problemas gerados para o comércio, preparar-se para impulsionar as vendas no período é mais do que necessário para, pelo menos, manter a receita do estabelecimento.

Os estabelecimentos de Garibaldi se adaptaram para atender seus clientes com segurança e adotaram as medidas exigidas pelas autoridades de saúde.

Além disso, estão preparados para atender suas expectativas nesta data que é considerada a segunda melhor data para o varejo no ano, atrás apenas do Natal.

A CIC e a CDL estão com uma campanha de valorização do comércio local. 

De acordo com o presidente da CDL, e vice-presidente do Comércio da CIC, Carlos Adriano Morari, prestigiar os estabelecimentos locais contribui com o desenvolvimento da comunidade, além de participar da geração de empregos e renda dentro do município.

“Com muitas opções, as lojas daqui esperam por você com produtos de grande qualidade, bom atendimento e ótimas opções para pagamento”, salienta Morari.

Segundo ele, mais do que nunca é hora de inovar. “Inspire-se em outros segmentos. São grandes inspirações para novas ideias”, destacou.

 

Presentes preferidos 
Segundo pesquisa da BEUP, o isolamento tornou a data mais importante para a maioria das pessoas, o que pode ser traduzido em vendas.

Afinal, 69% das pessoas vão comemorar a data e, nesse público, 85% vai presentear a mãe. Sem falar nos que não vão fazer nada no dia, mas vão mandar pelo menos uma lembrancinha.

Perfumes, calçados e roupas, chocolates e doces, flores e acessórios estão entre os presentes preferidos.

Então, mesmo com as medidas de proteção e isolamento, adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo é fundamental.

Em muitas famílias, essa será a primeira vez em que a ocasião é experimentada à distância. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional.

Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto - se tornam ainda mais importantes, urgentes.

Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte do presente, mães e filhos reinventam as formas para estar juntos, ainda que separados.

 

Bom atendimento ao cliente e empatia são as melhores ofertas
Independentemente do ramo de atuação, diferenciar-se neste momento é fundamental. A Covid-19 é um catalisador para mudanças no varejo.

Mas o bom atendimento e a empatia com o cliente são insubstituíveis. Em tempos de vendas pela internet, preparar os colaboradores e adaptar o espaço físico é fundamental.

Atendentes disponíveis e solícitos são indispensáveis. Eles precisam estar preparados para responder perguntas com o mínimo de informação.

As respostas não precisam estar corretas, mas precisam ser educadas e estar de acordo com a expectativa do consumidor.

 

Adapte seu comércio para vender durante a pandemia
Muitos comércios estão se reinventando durante este período de isolamento, em decorrência da doença causada pelo novo Coronavírus.

Lembre-se que nunca é tarde para se reinventar e buscar por novas oportunidades! As vendas não podem parar.

E não se esqueça: sempre vão existir os consumidores que deixam para fazer as compras na última hora. Então, você ainda tem tempo de preparar seu negócio.

 

Dicas
- Capriche no serviço de entrega para levar mais que presentes. É preciso levar, também, emoções
- Crie opções de entrega diretamente nas casas das mães, com algum toque de personalização para representar o afeto da data
- Ofereça sugestões para filhos e filhas demonstrarem carinho de um jeito especial, com embalagens e mensagens diferenciadas
- Estabeleça sua marca como uma ponte conectando as famílias
- Entre em contato com salões de beleza e lojas de cosméticos e proponha uma parceria vantajosa. Negocie um “dia de beleza” com escova, manicure e pedicure ou um kit de maquiagem para sortear entre os fregueses. Você deve tentar um desconto em troca da divulgação e o legal é que o sorteado precisa ir até a outra loja para buscar o prêmio. Assim o parceiro também tem chance de fidelizar esse cliente
- Divulgue muito bem a suas ações para o dia das mães
- Monte kits de Dia das Mães. Você pode deixar que o cliente escolha os produtos ou também pode deixar os kits preparados e com preço fixo, já com desconto. O objetivo principal é fazer o estoque girar

Sugestões de kits
Alimentação:
cestas de café da manhã com pães, biscoitos, geléias, chocolates, chás, sucos e queijos;
Vestuário: aproveitar que estamos próximos do inverno e montar um kit de pijama, pantufa e roupão;
Cosméticos: caixa com sabonetes, bucha de banho, cremes para corpo, rosto e mãos, água de cheiro e toalhas;
Decoração: Kit “Faça-você-mesma” para as mamães que adoram construir, modificar e reparar por conta própria

 

Dicas para vender mais
Planeje as finanças
A data costuma movimentar bastante as vendas, que este ano devem sofrer queda por conta do isolamento. Essa percepção é fundamental para organizar seu orçamento, que vai depender da definição dos produtos a serem oferecidos. Só assim vai poder saber quanto vai gastar para produzi-los.

Busque alternativas de divulgação
Vale lembrar que o WhatsApp é uma alternativa rápida para avisar seu cliente sobre uma promoção, a chegada de novos produtos e outras novidades. Mas, cuidado para não abusar e acabar bloqueado.

Ofereça promoções
Pode ser uma entrega grátis ou desconto em produtos e serviços específicos. Se você souber fazer promoções então... É sucesso na certa. Agora, mais do que nunca, os preços farão diferença. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos.

Faça parcerias
Você pode elaborar kits por grupo de produto, por serviço, por faixa de preço ou de acordo com os diferentes perfis de mãe. Existem várias formas criativas e charmosas de fazer isso.

Adote o vale-presente
Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante e personalizar esses vales online.