14.06.20 -

Representantes da CIC e CDL defenderam, durante reunião do Comitê Municipal de enfrentamento ao novo Coronavírus, na manhã de domingo, 14 de junho, um movimento mais efetivo para que o setor empresarial não seja o maior prejudicado pela pandemia do novo Coronavírus.

As entidades vão integrar uma mobilização regional para contrapor o estudo apresentado pelo Governo do Estado. "Não estamos pensando apenas nas nossas empresas. É importante pensar nos empregos, nas questões de segurança, nas nossas comunidades que vão pagar um preço muito alto", salientou.

Na ocasião, o prefeito Antonio Cettolin, disse que a Amesne vai contratar uma equipe técnica científica para fazer uma análise e contestar o estudo e os resultados do Governo do Estado.

"Mesmo respeitando os critérios adotados, não podemos aceitar tudo o que vem de cima. Devemos contra argumentar com estudo técnico", disse.

Cettolin enfatizou que o Estado cobra mais leitos de UTI, mas se não fosse a mobilização da municipalidade, empresas, pessoas e entidades garibaldenses não haveria nenhum novo leito. "O Estado não fez nada para melhorar essa estrutura", destacou.

O prefeito sugere que as comunidades da região se mobilizem para adquirir vagas ou implantar leitos de UTI para melhorar os índices deste critério.

O presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Carlos Adriano Morari, diz que os empresários estão sendo submetidos a uma política que é contraditória e gera insegurança constante ao setor produtivo.

"Enquanto criminosos estão sendo soltos pela desculpa da pandemia, nós estamos sendo obrigados a ficar fechados. Toda a carga da culpa pelo vírus estão nas empresas, mas enquanto isso aglomerações e a circulação seguem sem fiscalização. Que sistema é esse que só pune quem quer trabalhar e produzir?", questionou Morari.

O prefeito disse também que o resultado que essa classificação vai gerar será muito danoso. De acordo com os protocolos, novamente serão penalizadas as mesmas empresas que já haviam sofrido com as primeiras medidas de isolamento.