15.06.20 -
A Câmara de Indústria e Comércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi vêm a público, em nome de suas associadas, para demonstrar sua inconformidade com a maneira com que o Governo do Estado tem tratado o setor empresarial diante da pandemia do novo Coronavírus.
Os empreendimentos gaúchos estão sendo qualificados como os principais culpados pela disseminação do vírus e, mais uma vez, obrigados a fechar suas portas ou restringir suas atividades para se enquadrar em protocolos elaborados de maneira unilateral.
Quando a OMS declarou a Covid-19 como pandemia, a CIC e a CDL desenvolveram incontáveis ações para informar e orientar todas as empresas filiadas sobre quais os procedimentos mais adequados que estavam sendo sugeridos pelas autoridades sanitárias.
Tanto que, daquele instante até hoje, as empresas investiram e seguem investindo muito em proteção e segurança, adequando-se, inclusive, às mudanças de orientações que foram impostas ao longo do tempo.
Especificamente em Garibaldi, as empresas, o poder público, entidades de várias áreas e a comunidade uniram-se em uma campanha que possibilitou a construção de um espaço e a habilitação de dez leitos de UTI no Hospital Beneficente São Pedro, além de outros investimentos que garantiram uma melhora significativa para o atendimento no município, sem que houvesse a transferência de recursos do Estado para tal.
Não estamos pensando apenas nas empresas. É importante pensar nos empregos, nas questões de segurança, nas nossas comunidades que vão pagar um preço muito alto, inclusive em relação à saúde pública.
Toda a carga da culpa pelo vírus está nas empresas. Um sistema estatal criado para proteger a sociedade não pode punir quem quer trabalhar e produzir.
Respeitando a hierarquia administrativa, pedimos que o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite, reconsidere a fórmula utilizada para classificar a situação de cada região, o que provoca injustiças ao trabalho e a efetiva colaboração que os setores empresariais sempre demonstraram na prática no combate ao novo Coronavírus.
Tobias Debiasi - Presidente da CIC
Carlos Adriano Morari - Presidente da CDL