Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

16.06.20 -

Nem mesmo a tentativa de sensibilizar o governador pelos prefeitos e lideranças empresariais da Serra conseguiu alterar a classificação de Bandeira Vermelha no Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul.

Em uma transmissão feita pela internet na tarde de terça-feira, 16 de junho, Eduardo Leite anunciou que os novos dados apresentados pelos Municípios não foram suficientes para mudar as restrições que são impostas pelos protocolos determinados pelo Estado.

Com isso, as regras para o funcionamento de diversos serviços serão mais rígidas, além de determinar o fechamento do comércio não essencial de rua.

Das quatro regiões que haviam sido classificadas com Bandeira Vermelha, duas - Santa Maria e Santo Ângelo - voltaram a Laranja.

"Para algumas pessoas, a flexibilização dos últimos dias soaram como uma volta à normalidade", criticou.

Nas próximas atualizações do Sistema, as Associações de Municípios terão a oportunidade de contestar os dados antes que entrem em vigor as determinação de cada classificação.

"O modelo que desenvolvemos serve para que façamos restrições, no Estado, de forma mais racional. Nunca prometemos que o Rio Grande do Sul estaria blindado contra o coronavírus devido à aplicação do modelo. A ideia é impormos restrições na proporção, no local e no momento em que forem necessárias, uma vez que a alternativa era restringir tudo, em todo o Estado, o tempo todo, o que parecia desproporcional", explicou o governador.

"Nosso modelo tem sido uma boa referência para o Brasil. Não adianta atuarmos apenas quando as UTIs e os hospitais estiverem superlotados porque, se houver tamanha disseminação do vírus, o controle se torna extremamente difícil. Aí, perdemos vidas, perdemos a proteção à saúde e perdemos a retomada da economia, porque teremos de parar e, talvez, por mais tempo, por termos deixado de agir no momento certo", enfatizou Leite.

Leite também anunciou algumas mudanças na divulgação das bandeiras. A partir da próxima semana (no dia 25 de junho), o modelo será rodado às quintas-feiras, com a divulgação do resultado às sextas-feiras. Os prefeitos, portanto, poderão apresentar contraponto, caso achem necessário, até a segunda-feira, quando o Gabinete de Crise avaliará o que foi enviado. O resultado definitivo será divulgado às segundas-feiras, e a vigência das bandeiras passará a ser a partir das terças-feiras.

Na manhã de terça-feira, a Prefeitura publicou o Decreto Municipal 4.400/20, recepcionando os Decretos Estaduais 55.309 e 55.310, determinando a nova classificação a ser observada pelas atividades econômicas dentro do Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul.