06.07.20 - Governo reconsidera e Serra retorna novamente a Bandeira Laranja
Pela segunda semana consecutiva, a Região da Serra teve seu recurso aceito pelo Governo do Estado e manteve sua classificação de risco para o novo Coronavírus, em Bandeira Laranja.
A atualização semanal preliminar da sexta-feira, 3 de julho, havia colocado a região em Bandeira Vermelha, o que imporia maiores restrições às atividades econômicas.
Entre os argumentos para reverter a classificação preliminar foram baseados no número de leitos clínicos livres exclusivos para Covid-19, além do número de leitos de UTI livres (comparando com 2018 e 2019), do percentual de recuperados na região, bem como as ações que os municípios e o setor empresarial estão desenvolvendo no sentido de manter o isolamento social controlado.
Conforme o governador, Eduardo Leite, a região aumentou substancialmente os leitos disponíveis para atendimento de pacientes da Covid-19, com diminuição de óbitos, apensar do aumento de hospitalizações.
Ele alertou que a limitação física e de recursos humanos pode representar um gargalo para as 49 cidades que compõem a macrorregião.