15.07.20 -

O presidente da CIC, Tobias Debiasi, juntamente com o presidente da CDL, Carlos Adriano Morari, ratificaram a defesa, irrestrita, pela abertura das empresas de todos os setores.

A manifestação foi realizada durante reunião da diretoria eletiva da CIC na tarde de quarta-feira, 15 de julho. Para o presidente da CIC, o ambiente de trabalho é mais seguro do que as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social do Governo do Estado.

Debiasi destacou que a CIC está atuando em todas as frentes possíveis para garantir o direito de trabalhar de suas associadas.

"O objetivo da entidade, desde o início da pandemia, é sensibilizar as autoridades para que as empresas possam permanecer abertas, seguindo regras para cada setor, mas sem impedir o trabalho de ninguém", salientou.

Morari segue na mesma linha e enfatiza que não é no estabelecimento comercial que as pessoas se contaminam. "Investimos em segurança e colocamos em prática os protocolos de segurança exigidos", disse.

Para o dirigente, o trabalho que as entidades desenvolveram através de suas federações, possibilitou, mesmo que modesta, uma flexibilização ao varejo.

Segundo ele, o que deve ser coibido são as aglomerações ilegais e maior atenção às pessoas que ainda não obedecem as exigências em locais públicos.

A diretoria da CIC entende que é prioridade manter o equilíbrio entre a manutenção dos empregos e o cuidado com a saúde.

"Conhecemos os esforços que a Indústria fez para dar segurança aos seus colaboradores, assim como os estabelecimentos comerciais e de serviços também o fizeram. Está na hora do Governo reconhecer esse trabalho e não fechar as portas de quem quer produzir", destacou o presidente da CIC.

BALANÇO

Durante a reunião da diretoria também foi apresentado o balanço das atividades no primeiro semestre de 2020, principalmente nas ações desenvolvidas após a pandemia do novo Coronavírus ter sido anunciada.

Na ocasião foi apresentada a prestação de contas dos primeiros seis meses do ano, com a avaliação da auditoria que a entidade realiza semestralmente em sua contabilidade.

O tesoureiro da entidade, Jorge Costa, explicou o resultado da análise das documentações contábeis verificadas, ressaltando que a avaliação foi aprovada por representar adequadamente a realidade da instituição.

Além disso, também foram listadas as ações que estão sendo projetadas para serem desenvolvidas até o final do ano.