03.08.20 -
Depois de três semanas em Bandeira Vermelha, a Região da Serra deverá seguir os protocolos de Bandeira Laranja.
Após a classificação preliminar, em 31 de julho, ter apresentado uma sensível melhora nos índices regionais, o governador, Eduardo Leite, anunciou na segunda-feira, 3 de agosto, que o recurso apresentado pela Amesne foi aceito.
A vc região apresentou melhoria expressiva e alcançou estabilização, embora seja em um patamar elevado. O número de hospitalizações não aumentou e houve pequena redução de hospitalizações em UTI, o número de óbitos também não apresentou crescimento expressivo, abaixo de 10, e a relação entre casos ativos e recuperados diminuiu.
"Entramos agosto com expectativa de estabilização e de indicadores mais tranquilos. Estamos discutindo, caso essa estabilização se confirme, alterações em protocolos de bandeira vermelha para permitir o funcionamento de atividades comerciais que, hoje, estão restritas", explicou o governador.
Leite também lembrou que o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estão em processo de discussão de um processo de cogestão do modelo de Distanciamento Controlado, que confira maior autonomia aos municípios. Uma reunião entre o Estado e a Famurs está marcada para esta terça-feira (4/8).