Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

17.08.20 -

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou em live na segunda-feira, 17 de agosto, o mapa definitivo para a Semana de 18 a 24/08.

Novamente o recurso apresentado pela Região da Serra reverteu a cor da bandeira que irá prevalecer no Sistema de Distanciamento Controlado do RS.

A região retorna a Bandeira Laranja, conforme os dados apresentados pelo Observatório Regional da Saúde, mantido através de uma parceria entre a Amesne, CICS Serra, Corede e UCS.

A macrorregião registrou redução no número de óbitos, de 39 há duas semanas para 32 na semana anterior e 27 óbitos na última.

Também houve melhora no indicador de casos ativos e recuperados, que baixou pela segunda semana consecutiva.

Além disso, os números de internados em leitos de UTI e leitos clínicos por Covid-19 caíram, enquanto houve estabilidade no total de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O ponto de atenção é quanto ao número de hospitalizações de pacientes confirmados para Covid-19, que é compensado pelo aumento da oferta de leitos, mas merece alerta.

Das 21 regiões que integram o modelo do Governo do Estado, 14 ficarão com a bandeira vermelha na 15ª rodada do Distanciamento Controlado. São elas: Porto Alegre, Palmeiras das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo e Canoas, que permanecem com classificação de alto risco para coronavírus, e Uruguaiana, Guaíba, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa apresentaram aumento de contaminação nesta nova análise do governo do RS.

Além da Serra, ficam na Bandeira Laranja as regiões de Santa Maria, Lajeado, Bagé, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Erechim.

 

Mudanças em protocolos
Durante a transmissão, o governador anunciou, ainda, mudanças em protocolos sugeridos pelo Estado para algumas bandeiras. A seguir, veja o que mudou:

Indústria (derivados do petróleo, químicos e borracha e plástico): ampliação do teto de operação na bandeira preta.

Missas e serviços religiosos: na bandeira vermelha, o teto de ocupação pode ser de no máximo de 30 pessoas ou o máximo de 10% da capacidade de público.

Competições esportivas e treinos de atletas profissionais: ficam permitidas nas bandeiras amarela e laranja, exclusivo para atletas e equipes, sem a presença de público, mediante aprovação do município sede e do atendimento da Nota Informativa 18 COE/SES-RS e demais protocolos obrigatórios do Distanciamento Controlado.

 

Leitos de UTI
Nos últimos dois meses da pandemia do novo coronavírus, a taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto no Rio Grande do Sul se manteve estável, não passando da casa dos 80%. Conforme o sistema de monitoramento de leitos da Secretaria da Saúde (SES), nos últimos 60 dias, as taxas oscilaram entre a mais baixa, 68,8% em 28 de junho, e a mais alta até agora, 78,3 % na sexta-feira passada (14/8). Os leitos de UTI monitorados atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada.