12.11.20 -
Órgãos de segurança da região estão alertando para que tomem cuidado com ligações ou recebimento de SMS. Nos últimos dias, registros de WhatsApp de algumas pessoas clonados têm aumentado.
Saiba o que fazer quando o WhatsApp é clonado
Em uma nova estratégia, os bandidos se passam por servidores do Ministério da Saúde, dizendo estar realizando uma pesquisa sobre a Covid-19, fazendo diversas perguntas e passando dados sobre a pandemia. Após as informações, solicitam que a vítima confirme o código de seis dígitos que lhe foi enviado por SMS. Ao confirmar, tem também o seu WhatsApp clonado.
Além deste, os golpes mais conhecidos tinham como sistema de atuação similar. Após obterem, normalmente através de anúncios em plataformas, como Mercado Livre, Web Motors e OLX, o número de um determinado telefone celular, os golpistas efetuam uma ligação ou mandam um SMS, fornecendo um código de 6 dígitos.
O golpista se passa por um servidor destas plataformas e solicita este código, dizendo ser necessário para habilitar ou ativar o anúncio, para que interessados possam entrar em contato com esta pessoa. Este código na verdade, é uma verificação do WhatsApp, ou seja, o bandido clonou o número da vítima, desviando o sistema para o seu WhatsApp e com isso a vítima perde totalmente acesso ao aplicativo.