Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

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16.09.09 -

imperativo da necessidade de "entender para atender" os clientes, vem transformando o que chama de vendedor falador de outrora no vendedor ouvidor

O ciclo de vida dos produtos e serviços está mais curto e os clientes cada dia mais exigentes e difíceis de fidelizar. Esta é a realidade pintada pela especialista em Marketing e Recursos Humanos, Soeli de Oliveira. "Vivemos em um mercado globalizado composto por uma concorrência acirrada. Os lucros sumiram do balanço da maioria das empresas, os custos fixos e variáveis dispararam e a carga tributária são asfixiantes. Em contrapartida, faltam profissionais qualificados na área de vendas", salientou.

Ela esteve na CIC de Garibaldi, na terça-feira, 15 de setembro, em evento promovido pela entidade juntamente com a CDL, marcando a passagem do Dia do Cliente. Há 12 anos prestando serviços nas áreas de marketing, varejo, vendas, atendimento e motivação, para associações comerciais e sindicatos, Soeli fez uma avaliação do cenário atual, além de fazer reflexões sobre a base do marketing bem sucedido, a necessidade de inovar e de ser rápido. "As estratégias e os métodos de gestão e vendas que funcionaram muito bem no passado, hoje podem ser o motivo do fracasso, portanto, precisamos nos reinventar a cada dia".

Para ela, há muito tempo acendeu-se a luz de alerta avisando que o sucesso de hoje ou de ontem não garante o sucesso de amanhã. "Satisfazer as necessidades e desejos dos clientes vem se consolidando como a filosofia e missão das empresas. A única coisa permanente é a certeza e a necessidade de mudança". Também fez questão de enfatizar que o lucro de médio e longo prazo está baseado na ética.
"Profissionais de vendas que se acham capazes de ‘vender geladeira para esquimó', ‘barco afundando' e ‘casa pegando fogo', estão jogando fora as novas regras do jogo que têm como base a transparência e a credibilidade", chamou a atenção.

Soeli diz que satisfazer as necessidades e desejos dos clientes vem se consolidando como a filosofia e missão das empresas. O imperativo da necessidade de "entender para atender" os clientes, vem transformando o que chama de vendedor falador de outrora no vendedor ouvidor.

Para que ocorra o encantamento do cliente, disse que é preciso exceder em comprometimento, criatividade, e em conhecimento sobre produtos, serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, atendimento, técnicas de vendas, negociação, pré e pós-vendas. "É impossível tirar alguma coisa de quem não tem. As três condições básicas para o sucesso em vendas são: treinamento, treinamento e treinamento".

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