Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

13.10.09 -

Duas turmas do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia foram os convidados para assistir ao case do empresário Edson Renê de Moraes, na edição de outubro da Terça Empreendedora. O evento, realizado pela AJE CIC Jovem e CDL Jovem, com apoio da CIC e CDL, aconteceu no dia 13 de outubro.

Moraes falou sobre as dificuldades que sua família viveu quando ainda era criança, fato que o obrigou a começar a trabalhar, em uma indústria de calçados, ainda com 11 anos de idade. A crise do setor calçadista fez com ele e seus irmãos tivessem que apostar em um novo caminho para ganhar a vida. "Para mim foi mais um desafio, já que depois de 20 anos trabalhando no mesmo setor, fui obrigado a começar de novo".

Ele e alguns irmãos deixaram o Vale dos Sinos e se fixaram na Serra Gaúcha, onde apostariam no setor farmacêutico. As dificuldades persistiram, mas também foram a propulsora para que novos caminhos fossem traçados. Atualmente administra cinco farmácias, além de uma indústria de ervas medicinais. Segundo ele, 90 funcionários atuam nestas empresas, que realiza anualmente em torno de 340 mil atendimentos.

Apesar disso, lamenta ter abandonado os estudos após ter concluído a 6ª série do Ensino Fundamental. "Vocês precisam trabalhar e buscar o máximo de aprendizado possível. Para escolher o que vão fazer não devem apenas olhar o presente, mas projetar o futuro e quais serão as profissões que serão mais valorizadas. Está cada vez mais difícil conseguir alguma coisa sem estudar", aconselhou.

Ao final deixou uma mensagem aos estudantes, destacando a importância de ser persistente: "Eu não aceito um não como resposta. Porque o não está na boca de todos e é a coisa mais fácil de dizer. O que devemos é acreditar na nossa força e buscar o sim".