10.09.08 -
Idealizador do Dia Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, João Carlos Rego esteve na CIC de Garibaldi, na terça-feira, 9 de setembro, quando palestrou para empresários locais. Na ocasião, citando Sam Walton (fundador da Wal-Mart) disse que o cliente pode demitir todos em uma empresa, desde o presidente até o último dos colaboradores, com uma única ação: não comprando. "O cliente é quem define a qualidade. Além do comprometimento e da integração total, as empresas devem ter seu foco voltado para o foco do cliente", salientou.
Ele enfatizou que o consumidor atual exige muito mais, pois está muito bem informado, é atento a detalhes e tem muito mais opções de escolha. "O detalhe é que irá definir a escolha desta ou daquela loja. As mesmas pernas que trazem o cliente até sua loja são as que o levarão ao seu concorrente". Para Rego, as pessoas não querem comprar um produto por si só. Cada mercadoria tem muitos significados para o consumidor. "Os clientes querem mais do que um produto, eles querem comprar o que este produto pode lhes proporcionar, ou seja, beleza, conforto, elegância, conveniência, saúde, bem-estar, lazer, sonhos, alegria, status, modernidade e muito mais".
Lembrou que todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, são clientes de alguém. "Todos nós somos clientes de alguém e dependemos de clientes para sobreviver". De acordo com o palestrante, o Dia do Cliente já foi oficializado em 12 estados e mais de 120 cidades brasileiras.