Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

04.01.10 -

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS - Fecomércio - estima que, neste Natal, o faturamento do comércio gaúcho tenha sido 6% superior ao mesmo período de 2008. Este crescimento no volume de faturamento pode significar o maior Natal da história do comércio varejista do Rio Grande do Sul.

Se desconsiderada a inflação, ou seja, analisando o valor do faturamento real, a estimativa cai para 2% superior ao ano passado. Os itens que tiveram um crescimento mais elevado são dos segmentos de alimentos e bebidas; tecidos roupas e calçados; e móveis e eletrodomésticos.

De acordo com a análise do economista da Fecomércio - RS, Pedro Ramos, o motivo para esse bom desempenho das vendas foi o emprego e salários superiores ao nível anterior à crise, além da taxa de juros mais barata, o que gera baixas prestações e prazos mais longos. O economista alega, ainda, que outro fator estimulante à alta nas vendas é a confiança do consumidor no ano de 2010, que faz com que a população compre sem medo de ter variação na renda futura.