03.06.10 -
A Copa do Mundo não tem sido motivo de atenção do comércio de Garibaldi. Algumas lojas até investiram em decoração especial, mas o fato do início da competição coincidir com o Dia dos Namorados dividiu a atenção dos lojistas. Uma loja de eletrodomésticos do centro da cidade coloriu suas dependências com balões nas cores verde, amarelo, azul e branco. A vitrine de uma papelaria também ganhou as cores da bandeira do Brasil.
Normalmente, às vésperas do maior evento do futebol mundial, há grande procura por televisores. É o que confirma o vendedor de uma loja de eletroeletrônicos, que diz que já não há mais aparelhos no estoque. "Estamos para receber mais, mas assim que chegarem logo serão vendidos", disse. Promoções especiais e folhetos de divulgação também fazem parte da estratégia para incrementar as vendas.
Na primeira fase da Copa, a seleção brasileira joga em horário comercial no dia 15 de junho (15h30min) e no dia 25 (11h). Conciliar trabalho e torcida também faz parte das preocupações do comércio para não perder clientes e não desmotivar sua equipe de trabalho.
Levantamento realizado pela Curriculum, com 574 empresas no Rio Grande do Sul, mostrou que 63,25% delas dispensarão seus colaboradores para assistir às partidas do Brasil e 36,75% não. Entre as companhias com planos de dispensar os colaboradores, 55,2% viabilizarão alguma confraternização.