02.08.10 -
Muitas vezes taxas cobradas são mais caras que nos convencionais
Diversas ofertas de cartões de lojas que isentam a taxa de anuidade têm atraído a adesão de uma grande massa de consumidores. A ação é legal, mas alguns lojistas brasileiros oferecem este serviço através de publicidade incompleta, segundo estudo realizado pela Proteste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
"Pode-se afirmar que em alguns casos há propaganda enganosa", sentencia Alcebíades Adil Santini, presidente do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor. Segundo ele, o maior problema da falta de informações que esclareçam o cliente é que, com isso, as lojas omitem juros e outros custos e induzem os consumidores a erros, como pagar o valor mínimo, e assim entrar no crédito rotativo.
De acordo com a Proteste, taxas embutidas nesses cartões podem deixá-los mais caros do que os modelos convencionais, com raras exceções. A entidade afirma que este tipo de situação ocorre principalmente com cartões de supermercados, lojas de departamento e postos de combustíveis. O presidente do Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor concorda. "Além disso, pela maneira como o parcelamento com juros é incentivado, sem deixar claro que há cobrança de taxas posteriores, leva o consumidor a cair no crédito rotativo, correndo o risco de jamais conseguir pagar o valor da fatura", alerta Santini.
O estudo ressalta que apesar de as propagandas de alguns cartões garantirem a isenção de anuidade, não significa que o cliente esteja livre de custos adicionais, podendo vir a pagar até R$ 47,00 por ano. Isso porque a maioria dos cartões faz uma cobrança extra toda vez que a fatura é emitida. Se for realizada pelo menos uma compra por mês, o custo acaba equivalendo a uma anuidade de um cartão comum, garante a Proteste em sua pesquisa.
Para a entidade, em apenas uma situação utilizar esse produto pode ser vantajoso: no caso do parcelamento sem juros. Mas, para isso, é preciso ainda que o consumidor esteja atento ao optar por parcelas fixas, que podem embutir a cobrança de juros.
O presidente do Fórum de Defesa do Consumidor ressalta que os cartões de loja, assim como os cartões de crédito, são instrumentos valiosos para a garantia da compra de produtos e serviços. Santini destaca que eles só são vantajosos quando o comprador é capaz de pagar em dia, sem escolher pelo valor mínimo, "que vem sempre em negrito, muitas vezes induzindo o cliente a pagar parcelado - o que significa escolher pelos juros e outras taxas abusivas".
Adriana Lampert/JC