07.12.10 -
Com o avanço da banda larga e o ingresso de 4 milhões de e-consumidores neste ano, o varejo eletrônico espera que as vendas cresçam até 40% neste Natal.
Em 2009, o número de consumidores on-line foi de 17 milhões. Neste ano já são 23 milhões, segundo Manuel Matos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).
O faturamento das vendas on-line deve fechar 2010 em R$ 15 bilhões.
Um dos motivos que impulsionam o comércio eletrônico são os sites de compras coletivas, com promoções frequentes.
"Os descontos on-line caíram no gosto dos brasileiros", afirma Matos.
O gasto médio dos e-consumidores nas compras deste ano deve variar de R$ 320 a R$ 370. No ano passado, foi de R$ 320 a R$ 346.
Levantamento feito pelo Provar (Programa de Administração de varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) com os maiores sites de vendas do varejo mostra que a queda de preços de até 45% em alguns produtos eletrônicos e eletrodomésticos (nove categorias pesquisadas) também incentiva as compras on-line.
"Com a distribuição de renda que tem ocorrido nos últimos anos, os consumidores procuram produtos que aliam preços atraentes a itens com tecnologia mais avançada", afirma o professor Claudio Felisoni, coordenador do Provar.
Fonte: Folha de S. Paulo - SP