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02.05.11 -

O índice de consumidores que pretendem comprar no segundo trimestre de 2011 teve alta de dois pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, passando de 71,8% para 73,8%.

Já em relação ao mesmo trimestre de 2010, houve uma leve redução da intenção de compra, de 0,8 ponto percentual. Os números são da "Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo", realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Provar, as datas sazonais são responsáveis por esse aumento das intenções de compra. "Dia das Mães e Dia dos Namorados são períodos muito importantes para o varejo e resultam nesse aumento na intenção de compras de bens duráveis, principalmente, nas categorias telefonia e celulares e eletroeletrônicos, itens muito comprados nestas ocasiões", explica.

As categorias com maior intenção de compras no período são "telefonia e celulares", com 12,8%, "eletroeletrônicos", com 12% e "cine e foto", com 11,8%.

A pesquisa apontou uma queda na intenção de compras pela internet do primeiro para o segundo trimestre deste ano, mas continua alta. O percentual que era de 90% passou para 85%.

O estudo também revelou que a intenção de consumidores em comprar um imóvel caiu de 8% nos primeiros três meses do ano, para 6,2% no período de abril a maio, com intenção de gasto médio de R$ 98.774.

Fonte: Brasil Econômico Online