07.06.11 - Dia dos Namorados e frio animam o varejo
Baixas temperaturas contribuem para impulsionar vendas em junho, que devem crescer 10% neste ano
A comemoração do Dia dos Namorados neste ano, no domingo, 12 de junho, deve ser tão lucrativa para os setores de comércio e de serviços quanto em 2010. A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que estima um crescimento de 10% nas vendas na comparação com o ano passado. A data é a terceira maior do setor varejista - fica atrás somente do Natal e do Dia das Mães - e atrai as atenções de públicos de várias idades.
Uma pesquisa realizada em todo o país pela Serasa Experian mostra que o otimismo do comércio para o Dia dos Namorados neste ano, em termos de faturamento, é o maior desde 2006. Pelo levantamento, 57% dos varejistas entrevistados estimam faturamento maior que o registrado no mesmo período de 2010, enquanto 30% esperam o mesmo nível e 13% preveem queda. O otimismo em 2011 cresceu três pontos percentuais ante 2010, quando 54% dos empresários esperavam alta nas vendas.
Segundo o levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, o aumento em relação a 2010 deve ficar entre 9% e 10%. "Ainda é cedo, mas podemos antecipar que a continuidade das baixas temperaturas é decisiva para a confirmação desta expectativa", afirma o vice-presidente do sindicato, Paulo Kruse.
De acordo com a pesquisa da Serasa, os presentes mais procurados devem ser roupas, sapatos e acessórios (29%); perfumaria e cosméticos (22%); celulares e smartphones (19)%; flores (12%); chocolates e doces (6%); joias e relógios (5%); eletrônicos (3)%; discos de Blu-ray, DVD, CD e livros (1%); eletrodomésticos (1%); refeição comemorativa em restaurante (1%) e viagem (1%).
Adriana Lampert / Jornal do Comércio