Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > CDL projeta crescimento de 5% nas vendas no varejo com o Dia dos Namorados

NOTÍCIAS

09.06.11 - CDL projeta crescimento de 5% nas vendas no varejo com o Dia dos Namorados

CDL projeta crescimento de 5% nas vendas no varejo com o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados deve ter proporcionar um incremento de 5% nas vendas no varejo este ano em relação a 2010. A informação é da presidente da CDL, Elisete Ceratti. Segundo ela, a data aparece como uma importante ferramenta de vendas, visto que figura ente as cinco melhores datas para o comércio.

"O público é bastante difersificado, com ênfase aos jovens de ambos os sexos. As pessoas que aproveitam esta data para viajar (geralmente na região) costumam se programar com uma certa antecedência. Já os consumidores de produtos, tradicionalmente, deixam para fazer suas compras na última hora", salienta.

No Estado, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) projeta crescimento de 6,5% nas vendas no comércio varejista em função do Dia dos Namorados.

"Esta estimativa reforça a manutenção do nível de consumo do gaúcho, apesar das medidas adotadas pelo Governo Federal para limitar o crédito, e reflete o aumento da massa salarial, de uma forma em geral", destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.A sondagem realizada pela FCDL-RS junto a 150 lojistas no Rio Grande do Sul, durante os dias 30 de maio e 03 de junho, mostra também que o tíquete médio deverá ser de R$ 110.

Entre os itens mais lembrados para surpreender o namorado ou a namorada estão confecções, calçados e perfumaria. Os itens de preferência para presentear os homens são camisas, gravatas, sapatos e vinhos. Os preferidos para as mulheres são lingeries, cosméticos e perfumes, sapatos ou bolsas e chocolates finos.

A consulta da Federação das CDLs gaúcha, presente em mais de 190 municípios de todo o Estado, mostra ainda que 68% dos consumidores devem efetuar suas compras com pagamento à vista. Os demais 32% devem optar por alguma das modalidades do pagamento a prazo.

"Com o Dia dos Namorados, observamos o mesmo comportamento responsável do consumidor de respeitar seu orçamento na hora de decidir pela compra, já percebido com a Páscoa e com o Dia das Mães", destaca Vitor Koch.

O Dia dos Namorados, a ser comemorado no próximo domingo, dia 12 de junho, está entre as datas que mais movimentam o Varejo, juntamente com Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.