05.07.11 -
A inadimplência do consumidor registrou alta de 6,9% em junho de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), na quarta-feira, 6 de julho.
Esta foi a quinta elevação seguida da taxa em 2011 frente os resultados do ano anterior, um indicativo de que a crescente alta de juros combinada com inflação mais forte vem contribuindo, mês a mês, com um cenário de inadimplência do consumidor.
Na passagem de maio para junho, a inadimplência recuou 10,09%, invertendo o resultado do mês anterior, que apontou queda no nível do calote, em face da proximidade do Dia dos Namorados, quando mais brasileiros honraram suas dívidas para manterem-se ativos no consumo.
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, junho apresentou alta de 8,66% ante mesmo mês de 2010, a terceira elevação seguida na mesma base de comparação, reforçando a tendência de otimismo nas vendas para o restante do ano. Contra maio, o indicador apresentou baixa de 4,79%.
Os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, foram positivos em junho, apresentando uma alta de 4,25% ante o mesmo mês de 2010. O maior volume de cancelamentos também decorre do cenário aquecido de vendas, uma vez que o consumidor tem de estar adimplente para manter seu consumo nas compras a prazo.
Fonte: Assessoria Imprensa CNDL