25.11.08 - Muito mais do que carisma
A essência dos pequenos empreendimentos, por incrível que pareça, não foge à regra daquela existente na condução das grandes corporações. Organização, conhecimento do setor em questão, simplicidade, acreditar no seu negócio e respeito ao cliente.
Evidentemente que não é somente isso que garante o sucesso de qualquer negócio. Mas em todos os empreendimentos em que o sucesso está presente, estas características se fazem presentes com peculiar clareza.
Nos setores de comércio e serviços, o fato de haver uma ligação muito forte com as pessoas, exige de seus protagonistas uma visão ampla e cada vez mais voltada aos atos de valorização do consumidor.
Para que isso aconteça é preciso estar preparado e reconhecer a necessidade dos clientes e trabalhar na evolução de seus produtos e serviços. Para isso é preciso, acima de tudo, conhecer seus clientes e entender que os tempos mudam, que os anos passam e que com eles muda a forma de pensar e de percepção das coisas.
Neste sentido, é fundamental estar atualizado e buscar uma fina sintonia com aqueles que são os verdadeiros responsáveis pela glória ou ruína dos negócios.
Este final de ano traz consigo uma onda de pessimismo mundial que invade nossas vidas por meio da imprensa. Parece até profecia do fim do mundo. Mas é fundamental entender que o mundo está acabando para aqueles que, até ontem, ganhavam mares de dinheiro através da especulação financeira e, como em um jogo de azar, hoje, precisam buscar alternativas para recuperar sua sorte e as apostas más sucedidas.
Se alimentarmos a idéia de crise, depressão ou recessão certamente estaremos dando as condições necessárias para que ela se instale. Ao passo que, toda conjugação de otimismo, criatividade e união será ouvida e reproduzida como um eco.
A mensagem que deixo a todas as lideranças empresariais, empreendedores e cidadãos garibaldenses é de profundo agradecimento e otimismo em relação a 2009. Vamos transformar os sonhos dos clientes, das equipes e parceiros, dos dirigentes e da comunidade em realidade.
Vamos nos engajar em causas e não apenas em tarefas, vamos formar outros líderes, não apenas seguidores, vamos surpreender pelos resultados, fazendo mais que o esperado e inspirar por nossos valores e não apenas pelo carisma.
Eldo Milani, presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC