27.02.12 -
Quem empresta o nome para um amigo ou parente fazer dívidas precisa acompanhar de perto os pagamentos ou pode ficar com o próprio nome sujo. Na falta de pagamento, quem vai ficar comprometido é a pessoa que emprestou o nome, que poderá ser registrada no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e ainda ser obrigada a responder judicialmente, entre outros prejuízos.
De acordo com Talita Ferranti, da CDL Garibaldi, entidade gestora do SPC na cidade, ao ter seu nome registrado no SPC, o devedor terá dificultada a possibilidade de realizar novas compras com pagamento parcelado ou para a abertura de crédito em estabelecimentos comeciais.
Segundo ela, para limpar o nome é preciso pagar a dívida e depois solicitar à loja que seja retirado o nome dentro do prazo de 48 horas. Caso o pagamento seja feito via instituição bancária ou outra forma, que não seja na loja, é importante que se faça a solicitação de retirada do nome por escrito, apresentando o comprovante de pagamento.
Alguns estabelecimentos só consultam o SPC quando a abertura de crédito é feita para clientes novos ou deixam de registrar clientes devedores. Esse fato facilita o aumento da inadimplência. Há lojas criaram o hábito de ligar para outros estabelecimentos para consultar as referências indicadas pelo cliente que busca crédito. A CDL lembra que, dificilmente algum consumidor indicaria uma loja em que ficou devendo.
Prazo da dívida
De acordo com a legislação, pode-se cobrar por no máximo cinco anos uma dívida, a partir do vencimento indicado pelo estabelecimento.
Emprestar cartão
A CDL orienta aos consumidores a não emprestar cartão de crédito para compras. No caso de não ter saída, é preciso acompanhar a cobrança dessa fatura e pedir o dinheiro antecipadamente a data do vencimento de cada parcela.
Fiador
Houve uma alteração na lei. Quando se aceita ser avalista de uma pessoa, tem que existir uma extrema confiança pois existe uma relação de dependência entre as partes. Quando não há o cumprimento do combinado, é preciso entrar na justiça para retirar o nome como fiador.
Transferência de dívida
Normalmente é muito difícil transferir, mas tudo depende do tipo de financiamento que foi feito.
Consulta de dívida
Pode fazer uma consulta na Serasa ou no SPC para saber se consta uma dívida no seu nome. É preciso ir pessoalmente e recomendo fazer a solicitação por escrito.
Cadastro indevido
Se a pessoa teve o nome incluso indevidamente em algum cadastro da maus pagadores, ela tem que procurar a empresa e pedir a retirada. Depois, entrar na justiça para pedir a indenização.