04.07.12 -
Em parceria com a CDL, o Sebrae-RS apresentou na manhã de terça-feira, 3 de julho, o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), através da agente do projeto, Najara Costa. Para ela o feeling da inovação é ver, fazer e refletir a cerca do próprio negócio. Ela sugere a importância de muitas vezes pensar nas melhorias junto aos colaboradores, pois estes podem trazer as ideias e sugerir novos processos. "É preciso ver a empresa em 360 graus. Por menor que seja a mudança, o consumidor final vai sentir", destacou.
O ALI acompanha as perspectivas do mercado nacional e o potencial das pequenas empresas locais. O Programa é realizado em parceria com o CNPq, com objetivo de auxiliar gratuitamente, exclusivamente as pequenas empresas, na identificação de oportunidades de inovação, seja no produto, processo ou, ainda, na gestão do negócio.
Najara citou alguns exemplos de soluções que serão vistos durante o programa, como processo produtivo, design gráfico, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente e gestão empresarial. Falou também, que durante o processo será possível compreender os conceitos relativos a gestão da inovação, a implementação de estratégias e ver os resultados esperados.
Podem participar do ALI, Pequenas Empresas dos setores de Comércio, Indústria e Serviços. O atendimento é oferecido aos empreendimentos que buscam o aprimoramento contínuo de seus produtos e processos através do estímulo à cultura da inovação, comprometimento com seus clientes e interesse pelo desenvolvimento de novas oportunidades.
Vantagens do ALI
- O empresário não paga pela consultoria dada pelo Agente e recebe apoio durante todo o processo de implementação das ações
- Realização de Diagnóstico Empresarial e Inovação, com possíveis ações em produtos, processos, marketing e estrutura organizacional da empresa
- Mensuração do Grau de Inovação em que a empresa se encontra
- Identificação de novas oportunidades de inovação e mercado
- Melhoria da competitividade da empresa e diferenciação da concorrência