03.08.12 -
Em tempos de alta nos índices de inadimplência, o varejo têm se comportado de maneira muito mais cautelosa na hora de conceder crédito nas vendas a prazo, e mais ágil quando precisa recuperar ou cobrar as dívidas de seus devedores. A constatação é feita com base em dados do SPC, no Rio Grande do Sul. Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, existe um comportamento muito diferente entre o cliente endividado inadimplente e o mau pagador.
"O primeiro, esta passando por um período de dificuldade financeira causada por algum fator externo, como, por exemplo, desemprego ou doença na família. O segundo, já está habituado ‘em ficar com o nome sujo na praça' e vai sempre querer aplicar algum tipo de golpe. É neste segundo caso que o SPC socorre o lojista, dando mais segurança na hora de receber um cheque ou fazer uma venda à prazo", completa Koch.
A boa notícia para o setor é a que no acumulado do ano, o índice de recuperação de crédito do SPC alcançou seu melhor desempenho, já que 38,9% dos consumidores buscaram a recuperação do crédito em até 13 dias. Outros 26,8% buscaram a regularização em até 30 dias. Segundo dados levantados na base de dados do SPC, a quantidade de consumidores que procuram seus credores ao receberem a notificação de registro no SPC em 15 e 30 dias para quitar suas dívidas vêm aumentando mês a mês.
Gráfico 1 - Recuperação de Crédito do SPC no RS. Percentual de consumidores que recuperam suas dívidas, procurando os estabelecimentos comerciais, após serem notificados da inclusão de seus nomes no SPC.
Dados Coletados da Base de Dados do SPC do Rio Grande do Sul.
FONTE: FCDL-RS