Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

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05.08.12 -

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que 41% dos entrevistados esperam aumento do faturamento para a data, na comparação com igual período de 2011. Os que apostam em estabilidade são 39% e em queda do faturamento 20%. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 entrevistou 1.000 empresários e executivos do varejo e foi a campo de 3 a 13 de julho.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas em relação a ampliar seu faturamento neste Dia dos Pais, na comparação com igual data do ano passado. São 72% de seus varejistas que compartilham dessa opinião. Nas médias empresas essa parcela é de 56% e nas pequenas 41%.

Quando perguntados se haviam já percebido um aumento nas vendas, por conta das presentes medidas de estímulo ao consumo, 40% dos varejistas de grandes empresas responderam afirmativamente e 60% disseram que não. Esta posição se distingue dos demais portes, pois nas médias somente 28% dos entrevistados já notaram aumento e nas pequenas 24%.

Os juros baixos e a redução do IPI aumentarão as vendas para 27% dos entrevistados. 70% responderam que não afetarão e 3% acreditam que caiam. Na pesquisa, os varejistas responderam que 24% dos presentes custarão até R$ 50; 41% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a R$ 200; 4% de R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 2% mais de R$ 500.

No Dia dos Pais 2012, o tíquete médio deve ser de R$ 134. As vendas neste Dia dos Pais serão compostas por 51% à vista e 49% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi de 47% à vista e 53% a prazo.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que os presentes mais procurados pelos filhos serão roupas, sapatos e acessórios (57%); celular e smartphone (16%); perfumaria e cosméticos (10%); eletrônicos (7%); ferramentas (2%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (2%); produtos de informática (1%); refeição em restaurante (1%) e outros (2%).

No Dia dos Pais 2011, os presentes mais ofertados foram roupas, sapatos e acessórios (56%); celular e smartphone (19%); perfumaria e cosméticos (9%); eletrônicos (7%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (1%); produtos de informática (2%), e outros (3%).

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 mostra que 43% dos pagamentos das compras à vista serão efetuados em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 21% em cartão de débito; 11% cheque; 1% cartão da loja e 1% "outros". Nas vendas a prazo: 50% em cartão de crédito parcelado; 23% em cheque pré-datado; 18% financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% cartão da loja parcelado e 4% outros.