05.12.12 -
Atitude e conhecimento. Esta é uma união que, na maioria das vezes, representa bons resultados para as empresas. Porém, é fundamental que o atendimento seja mais importante que o preço. Esta foi, de forma simplificada, a principal mensagem que Eduardo Tevah, bacharel em Administração de Empresas e considerado um dos maiores palestrantes do país, buscou transmitir durante palestra na CIC, realizada na quarta-feira, 5 de dezembro, em evento que integrou as comemorações de dez anos da CDL.
"Só conhecimento ou só atitude não bastam. É preciso a união dos dois. Tem muita gente preocupada com preço e poucos preocupados com atendimento. Mudança é o novo nome do jogo dos negócios e vai ganhar quem souber entender melhor essa regra", enfatizou. Para ele, o maior desafio das empresas é transformar compradores em clientes. "O comprador é o que compra uma vez. O cliente é o que volta", explicou.
Com atuação nas áreas de vendas, varejo, gestão de pessoas, gestão da qualidade e recursos humanos, Tevah aconselhou a fazer com que o atendimento seja a referência da empresa e ela fará a diferença entre as concorrentes. "O cliente não é mais fiel. Ele passou a ter suas preferências para comprar. Sua empresa tem que estar na preferência dos consumidores. Mas o empreendedor precisa, a cada seis meses, se fazer uma pergunta: porque alguém escolheria comprar de mim e não da minha concorrência?".
Também enumerou as atitudes que os profissionais de sucesso em vendas devem ter como característica: prazer em servir, ser um profissional de vendas, ser otimista e ter compromisso com a excelência. Integrante de uma das mais tradicionais famílias do setor de moda masculina do Rio Grande do Sul, Tevah foi enfático ao afirmar que o discurso de encantar o cliente é o mais falado, mas o menos praticado.
"O sucesso em qualquer área poderia ser resumido na sua capacidade de cativar as pessoas. Mas uma pessoa que se diz profissional em vendas precisa assumir tal postura. Tem gente que vive de vender e ainda não leu nenhum livro de vendas na vida. Tem que assumir para querer ser um profissional diferenciado. A primeira coisa que seu cliente compra é sua emoção pelo serviço ou produto que está vendendo".
A motivação também integra um importante espaço na aproximação do consumidor com o vendedor. Para o palestrante, ninguém compra de gente triste, desmotivada ou deprimida. O otimismo deve ser uma atitude de vida. "Tem muitas empresas em que o mais desmotivado é o dono. Então imagina como estão os funcionários. Como podem atender bem?".
Ao final destacou a importância das relações humanas para o sucesso dos negócios. "Quando se tem o foco em gente, a empresa da gente cresce. Um atendimento show consiste em muito interesse no que o cliente deseja, em oferecer boas informações, além de muita educação e grande dose de carinho". É quase uma receita em que a estrela é o cliente e o vendedor é coadjuvante.
Em 15 anos realizando palestras, já foi assistido por quase um milhão de pessoas. Também é autor de quatro livros com mais de 200 mil exemplares vendidos (Os Diferenciais das Pessoas de Sucesso, A (R)Evolução - Uma jornada em busca do crescimento profissional e pessoal, A Arte de fazer as pessoas experimentarem seu máximo e O Vendedor Diamante).