01.01.13 - Antonio Cettolin assume para seu terceiro mandato
O terceiro mandato de Antonio Cettolin iniciou na terça-feira, 1º de janeiro. O prefeito de Garibaldi para os próximos quatro anos recebeu o cargo de Cirano Cisilotto, que administrou o município entre 2009 e 2012. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com a posse dos nove vereadores e da eleição do presidente do Legislativo.
Um grande público, dentre os quais lideranças políticas, empresariais e sociais, lotaram o plenário da Câmara. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Alexandre Postal. A CIC esteve representada pelo seu diretor executivo, Luiz Carrer. O vice-presidente da CDL, Vandenir Miotti, representou a entidade na cerimônia.
Eleito em outubro com mais de 50% dos votos, Cettolin tomou posse ao lado do vice-prefeito, Antônio Fachinelli. O novo prefeito disse que vai administrar para resgatar a autoestima da comunidade. "Recebemos este mandato de quem é seu verdadeiro dono, o povo de Garibaldi. E a este mesmo povo dedicaremos quatro anos de nosso trabalho. E a este povo que pedimos para que administrem conosco", destacou.
Muito emocionado em seu discurso e interrompido por aplausos por algumas vezes, Cettolin também salientou que um de seus desafios será o fortalecimento do Poder Executivo como instituição. "Os homens passam, as instituições ficam. Essa será a pedra fundamental sobre a qual iremos marcar a nossa administração. Nosso grande objetivo é aproximar o poder público do cidadão, unindo pessoas e ideais. E meu governo não haverá lugar para pessoas acomodadas", anunciou.
Cettolin afirmou que os municípios estão vivendo um momento delicado, com o aumento das responsabilidades que lhe são atribuídas pela União, onerando o orçamento. "Enquanto isso, na contramão seguem os recursos federais com a diminuição dos repasses obrigatórios, além de beneficiar-se com a criação de taxas e impostos, mas não os restituem aos municípios. Isso aponta para um cenário perturbador, que exigirá esforço coletivo e corte nas despesas", desabafou.
Na ocasião, Cirano fez sua despedida e apresentou uma síntese das ações desenvolvidas durante sua gestão na Prefeitura. Disse que deixa o Poder Executivo com o sentimento de missão cumprida, enfatizando a tranquilidade com que foi feita a transição de governo. "Cumprimos nosso programa de governo em quase sua totalidade e fomos além. Temos a convicção de que Garibaldi melhorou, com mais democracia, mais solidariedade, uma cidade mais participativa. Em 2009, no ano que assumimos, a receita realizada foi de R$ 52.800.000,00. Em 2012, foi de R$ 87.500.000,00".
Na sequência aconteceu a transmissão de cargo junto ao Gabinete do Prefeito, onde Cirano fez a entrega do Balanço Patrimonial atualizado para Cettolin. Antes de receber os cumprimentos das pessoas que acompanharam as cerimônias, o novo prefeito empossou a equipe de secretários, ainda sem a oficialização do futuro secretário de Obras, Transportes e Trânsito.
Secretários Municipais
Secretário de Administração - Micael Caríssimi
Secretária da Fazenda - Antônio Fachinelli
Secretária da Saúde - Simone Agostini de Moraes
Secretário de Agricultura e Pecuária - Arnaldo Seganfredo
Secretária de Educação - Simone Chies
Secretário de Meio Ambiente - Paulo Saldanha
Secretário de Esportes e Lazer - Jean Frighetto
Secretária de Habitação, Trabalho e Assistência Social - Moisés Nekel
Secretária de Planejamento, Indústria e Comércio - Rosângela Bavaresco dos Santos
Secretário de Turismo - Ivane Fávero