Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

12.06.13 -

A indicação do empresário Guilherme Afif Domingos para comandar a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, com status de Ministro, é um indicador que teremos um defensor das MPEs na pasta recém-criada. Afif, vice-governador de São Paulo, possui vasta experiência no movimento associativista e foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. Com estas credenciais, o novo ministro tem todas as condições para trabalhar em defesa da grande força econômica e empregadora do país que são as micro e pequenas empresas. 


De acordo com dados divulgados pela MPE Indicadores - Pequenos Negócios no Brasil, realizada pelo Sebrae, em parceria com IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), as micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 52% dos empregos formais no país, o que significa 40% da massa salarial. O levantamento aponta também que uma em cada duas empresas de MPE estão no comércio Se formos considerar que o movimento lojista é constituído em sua grande maioria por micro e pequenos empreendimentos, podemos ter a dimensão do que representa em importância a  existência da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

A Secretaria de Micro e Pequena Empresa poderá ser uma grande aliada nas legítimas reivindicações das MPEs como a luta para extinguir o pagamento de diferença interestadual de alíquota de ICMS pela aquisição de mercadoria de outro estado da federação para fins de revenda, que traz prejuízos principalmente para os optantes do Simples Nacional. Precisamos de uma prioridade para o acesso desburocratizado ao crédito e para a capacitação profissional, a fim de que os empreendedores possam estar melhor preparados em suas atividades, atendendo os consumidores com mais qualidade.

A partir de agora, teremos uma secretaria para auxiliar no fomento, na expansão dos negócios e na constituição de novos negócios, o que, sem dúvida, nos conduz de imediato a um horizonte amplamente favorável.

A CNDL que representa 27 federações estaduais, mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas e 780 mil pontos de venda associados, cumprimenta Afifi Domingos, Ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, com nossas boas vindas e votos de muito trabalho, pois a produtividade da nova pasta será indispensável e muito útil para todos os micro e pequenos empreendedores brasileiros.

Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL