04.02.09 - Varejo deve apostar em consumo mais consciente
A crise financeira mundial, que começa a se refletir no setor do varejo, está acelerando uma mudança nos hábitos de compra do consumidor que deve permanecer mesmo após o período de turbulência. Essa foi a principal constatação do encontro que reuniu na Federasul os consultores Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, da Gouvêa de Souza & MD.
De acordo com Alberto Serrentino, a ostentação e o luxo, valores que tiveram um boom nos anos 90 com o crescimento econômico americano, estão em baixa. "Os consumidores americanos estão incorporando valores como simplicidade, sustentabilidade, ética e consumo consciente aos seus hábitos de compra", apontou.
Mesmo cadeias gigantes, como o Walmart, estão mudando seu posicionamento tanto na questão ambiental quanto social, disponibilizando produtos certificados dentro do conceito de "verde" e de "comércio justo", além de racionalizar o uso de recursos e matérias primas na fabricação, operação e manutenção, reduzindo a emissão de poluentes, entre outras medidas. "As questões ligadas ao meio ambiente impactam no perfil de compras do consumidor. Nos EUA, 70% das pessoas já compram produtos "verdes", motivadas por essas iniciativas", disse.