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20.06.13 -

 

Para o filósofo, terapeuta holístico e treinador comportamental, Ramão Chagas, o segredo das vendas está no atendimento. Este foi o tema da palestra da Quarta Empreendedora da CIC de 19 de junho. Para ele, o atendimento está relacionado diretamente com o desenvolvimento humano.

"O profissional do futuro não é aquela pessoa que sabe tudo, mas aquela que tem dentro de suas raízes muitas coisas boas para oferecer às outras pessoas e não só o conhecimento técnico. Qualificação profissional, reciclagem, cultura geral e relacionamentos de qualidade são os adjetivos do profissional do futuro", salientou.

Por isso que, na sua opinião, o possível não é mais o ideal. Para alcançar um objetivo é preciso fazer sempre o melhor. "Essa filosofia de dar sempre o melhor para as pessoas começa dentro de cada um. O foco é o desenvolvimento da autoestima, o que possibilita a consciência para fazer sempre bem feito. Isso passa pela melhoria da qualidade de nossos pensamentos. Mudando a sua cabeça nova vida já começa".

Ao definir e diferenciar o cliente moderno, disse que o consumidor de hoje não tem mais a mesma paciência de antigamente e exige muito mais. Segundo ele a qualidade não é mais um diferencial para um produto, mas uma obrigação. "O produto que você vende hoje, ao seu lado tem outra empresa que vende o mesmo produto, com a mesma qualidade e com uma diferença de preço ínfima. Então, como os clientes fazem as suas escolhas? O cliente de hoje é uma pessoa com potencial emocional e compra muito com emoção".

Chagas diz que a decisão de compra está cada vez mais amparada no nível de preparação de quem vai vender. "É importantíssimo que os empresários treinem as pessoas que estão na linha de frente. Um comercial no Faustão custa R$ 400 mil por trinta segundos. Aí a pessoa é atraída por um comercial que custa essa fortuna, chega na loja para comprar o produto e leva um pontapé no traseiro. Onde está o erro? A empresa gastou R$ 400 mil no comercial e esqueceu de treinar a pessoa que dá bom dia para o cliente. Para trabalhar na área de vendas é preciso gostar de gente".