Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

29.07.13 -

A semana que passou foi de frio mais intenso do ano e levou os consumidores às lojas em busca de vestuário e aquecedores para combater o frio. O relato de lojistas é que as vendas no período de uma semana aumentaram em até 40%, com destaque para itens relacionados ao frio.

Em Garibaldi, as temperaturas ficaram abaixo de zero e com sensação térmica que chegou a quase cinco graus negativos. Além dos setor de vestuário e do comércio de aquecedores, o turismo também ganha com a chegada de ondas de frio.

De acordo com a FCDL-RS no período mais amplo, considerando o mês de julho, a perspectiva é de um acréscimo nas vendas que pode variar de 45% a 48% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse percentual é também elevado, considerando que a economia no ano passado estava retraída em função da seca no Rio Grande do Sul.

Segundo o Departamento de Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, o estado acompanhou o crescimento de Porto Alegre nas compras de itens para aquecimento, considerando roupas, roupas de cama e aquecedores. O vestuário é fortemente beneficiado.

Um dos fatores importantes para o bom desempenho em 2013, na análise do cenário econômico do Rio Grande do Sul é a boa perspectiva do setor agrícola, que indiretamente fortalece a economia nos municípios permitindo maior poder de compra por parte da população.