Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

23.07.13 -

O varejo será indiretamente beneficiado com a medida anunciada pelo Governo do Estado de redução do ICMS para indústria. A expectativa é que através da redução do tributo, produtos cheguem ao consumidor final com preços mais baixos.

"Serão beneficiadas 40 mil empresas do Simples, que poderão comprar insumos com alíquota de 12% em vez dos 17% de atualmente", disse o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas", Vitor Augusto Koch.

A expectativa do governador Tarso Genro é que o impacto econômico possa chegar ao dobro da diferença de percentual, já que incidem outros impostos e contribuições. "É o fortalecimento da base industrial do estado. O efeito será positivo pelo que está calculado e não teremos queda de arrecadação. Pelo contrário, se espera aumento porque teremos a indústria fortalecida gerando emprego e renda. Priorizamos setores que estão no meio da cadeia produtiva que por pagarem tributos elevados acabavam perdendo em competitividade para outros estados", afirmou Tarso.

O decreto foi assinado na tarde de segunda-feira, 22 de julho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A medida passa a valer em 1º de agosto. Entre os setores beneficiados estão: Arroz; Café, Chá, Erva-Mate e Especiarias; Comunicações; Coureiro-calçadista; Cosméticos, Perfumaria e óleos Essenciais; Energia Elétrica; Equipamentos e material Médico-odontológico; Moveleiro; Farinha de cereais; Indústria extrativa mineral; Indústria Oceânica; Laticínios; Madeira e seus produtos; Medicamentos; Óptica, Precisão e Foto; Produtos Minerais; Têxtil, Vestuário e Malharia; Tintas e Corantes.