23.08.13 - Que Venha 2014!
Em junho passado uma comitiva da FCDL-RS e SEBRAE-RS foi à Brasília participar de café da manhã no Congresso Nacional, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa. O assunto central foi o plano de gestão do novo ministro Afif Domingos. Logo após fomos particularmente atendidos pelo Ministro, oportunidade na qual formalizamos algumas reivindicações voltadas a solução de fortes entraves ao varejo: ampliação do alcance do SIMPLES; solução dos problemas causados pela substituição tributária aos micro e pequenos empresários; dentre outros temas.
De uma forma mais arrojada do que esperávamos, o próprio Afif Domingos tomou a frente dos citados pleitos e parece estar indo até adiante do que imaginávamos politicamente viável. No café da manhã da Frente Parlamentar da Micro e Pequena do RS, realizado no último dia 14 de agosto, o Ministro pessoalmente adiantou os planos do governo federal para consolidar alguns avanços fundamentais para o empresariado até o início de 2014: o fim da substituição tributária e a ampliação indiscriminada do SIMPLES para todas as microempresas, sem discriminação de atividade.
Afif Domingos anunciou tais medidas com a convicção de quem já tem as questões em foco politicamente resolvidas ou muito bem encaminhadas.
Sendo assim, a convicção é de que podemos tomar tais anúncios como boas notícias e esperar que 2014 chegue logo, com a garantia de que a vida empresarial tenha sua complexidade reduzida, especialmente no que se refere das nossas relações com o fisco.
É claro, ainda temos grandes desafios pela frente. A FCDL-RS continua negociando incansavelmente as distorções causadas pelo ICMS de fronteira, inadimplência, juros elevados e outros entraves que vêm restringindo o potencial de vendas no varejo em 2013.
Mas a convicção de que as condições operacionais do comércio estarão melhoradas a partir do ano que vem, seguramente é um grande reforço de ânimo aos lojistas.
Assim, cumprimentamos ao ministro Afif Domingos. Com a sua competência e conhecimento dos problemas enfrentados pelos empreendedores, ele deverá se tornar o principal interlocutor do empresariado gaúcho e brasileiro junto ao governo federal.
Vitor Augusto Koch
Presidente da FCDL-RS
Presidente do SEBRAE/RS