Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

30.10.13 -

 A Receita Líquida das empresas de Garibaldi tiveram crescimento nominal de 11,24% entre 2011 e 2012, com incremento de quase 8% na lucratividade e aumento de 1,25% no número de empregados. Os números completos da pesquisa que apresenta a dinâmica do setor produtivo de Garibaldi, referente a 2012, estão no Balanço Econômico, lançado na noite de quarta-feira, 30 de outubro, pela CIC. 

Com 119 empresas selecionadas para a análise, a publicação, que conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura, CDL, CEC e participação dos escritórios contábeis de Garibaldi, apresenta também a relação das 50 melhores empresas do município, definidos a partir da Receita Líquida, Salários e Encargos, Lucro Operacional, Impostos sobre Vendas e Patrimônio Líquido.

O presidente da CIC, César Ongaratto destaca que ficou surpreso com os números apresentados pela publicação. "O crescimento da economia local me impressionou. Em que pese muitas empresas estarem em dificuldades e outras até sucumbirem, percebemos um crescimento econômico maior que o do resto do Brasil", salientou. Por sua vez, o prefeito, Antonio Cettolin, salienta que as 14 edições já apresentadas possibilitam comparativos que definem tendências e destacam o desenvolvimento dos principais setores garibaldenses. 

A pesquisa foi coordenada e recebeu análise do contabilista Eduardo Tomedi Leites, e da economista, Mônica Beatriz Mattia. Segundo eles, a expressiva redução no valor das exportações locais foi superada pelo mercado interno com resultados positivos.A queda na venda de produtos de empresas de Garibaldi para o exterior teve queda de 18,08% em relação ao ano anterior, puxados principalmente pela redução nas vendas para os países do Mercosul - Argentina (-67,43%), Paraguai (-14,89%) e Uruguai (-13,14). 

No mesmo período, as importações também sofreram quedas significativas (-23,13%), o que evitou que a Balança Comercial fechasse no negativo. De acordo com o Balanço Econômico, Garibaldi é o 456º município brasileiro que mais exporta e o 299º entre os importadores. Nos últimos dez anos, o volume de importações cresceu 87,33% contra 167,73% das exportações, fazendo com que a diferença entre o que é vendido para o exterior em relação ao que é comprado passase de R$ 4,2 milhões negativos para R$ 8,1 milhões positivos. 

"A economia brasileira registrou crescimento no PIB, em 2012, de 0,9% em relação a 2011 e, avaliado o Valor Adicionado de Garibaldi, comparativamente, verifica-se um crescimento nominal de 8,58% e um crescimento real de 2,38%, ou seja, 1,48 pontos percentuais acima da economia nacional", relatam os pesquisadores em sua análise dos dados.

AS 20 MELHORES
1 - Tramontina Garibaldi (metal-mecânico)
2 - Madem Madeiras e Embalagens (moveleiro)
3 - Frigorífico Nicolini (alimentos)
4 - Frinal (alimentos)
5 - Cooperativa Agrícola Cairú (supermercados)
6 - Bortolini Móveis (moveleiro)
7 - Tibre Indústria Metalúrgica (metal-mecânico)
8 - Cooperativa Vinícola Garibaldi (vinícola)
9 - Práttica Logística Comercial (transportes)
10 - Metalúrgica Martinazzo (metal-mecânico)
11 - Pabovi Indústria de Plásticos (artefatos plásticos)
12 - Rápido Garibaldi (transportes)
13 - Madelustre Industrial (moveleiro)
14 - Comercial Agrícola Safra (produtos agrícolas)
15 - Águia Soluções Tecnológicas em Aço (metal-mecânico)
16 - Instaladora Elétrica Líder (construção civil)
17 - Metalúrgica Açopema (metal-mecânico)
18 - JHM Engenharia e Construções (construção civil)
19 - Hospital Beneficente São Pedro (outros)
20 - ADM Móveis e Design (moveleiro)

Galeria de Fotos