10.02.09 -
O Horário de Verão, que começou no dia 19 de outubro, termina à meia-noite de sábado, 14 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Os relógios foram adiantados uma hora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. Ao todo, serão 119 dias de duração, sete a menos que no ano passado.
O objetivo da medida era reduzir a demanda máxima do Sistema Interligado Nacional (SIN) no período de ponta, entre 18 e 22 horas. A expectativa de economia no SIN é de 2.300 MW, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ou seja, 4,5% de redução na demanda máxima. Essa economia equivale a, aproximadamente, 65% da carga no horário de ponta da cidade do Rio de Janeiro, somada a 85% da carga de Curitiba (PR).
Em relação à carga de energia, prevê-se redução de 206 MW médios, correspondentes a 0,5% da carga dos subsistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Já com a redução da geração térmica, estima-se economia da ordem de R$ 30 milhões.