24.03.14 -
Avaliação do departamento de pesquisa da FCDL-RS mostra que o ano de 2014 iniciou com boas perspectivas para o comércio. Em fevereiro, de acordo com os dados do CAGED, o Rio Grande do Sul gerou 26.487 empregos, o que corresponde à 10,16% do total nacional. Em relação ao mesmo mês de 2013, a alta foi de 55%, um número significativo e que indica que a economia gaúcha está iniciando 2014 com força. O comércio varejista do RS foi responsável pela criação de 1.774 vagas, o que corresponde a 6,7% do total estadual.
"Esse número é ainda mais impactante se considerarmos que fevereiro é um mês no qual os lojistas concentram as dispensas de empregados temporários. Desde 2006 o mês em questão foi vinculado a um saldo negativo entre contratações em demissões nas lojas. É o período, por exemplo, em que os estabelecimentos do litoral desmobilizam suas estruturas (demitem no último dia útil do mês) por conta do encerramento da temporada de veraneio", comenta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Pelo perfil dos segmentos do comércio que mais contrataram fica evidente a existência de uma antecipação de geração de emprego em alguns gêneros lojistas, seja em função de uma mudança do perfil do período de férias dos gaúchos (cada vez mais em janeiro, ao invés de fevereiro), bem como em função de uma decisão estratégica de aproveitar os melhores elencos de trabalhadores ligados aos empregos temporários de veraneio através da antecipação de contratações. Isso é perceptível no setor supermercadista, farmacêutico, combustíveis, veículos e material de construção e autopeças, que lideraram o ranking lojista de geração de emprego em fevereiro último.