01.04.14 -
Segundo avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o crescimento do varejo gaúcho no mês de janeiro foi surpreendente. O segmento alcançou uma alta de 11,46% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013. Em janeiro, o RS registrou crescimento 3,7 vezes maior do que a média nacional nas vendas do varejo. As vendas totais do comércio gaúcho ficaram na segunda colocação entre os estados brasileiros, sendo superadas apenas pelo Acre, que teve alta de 12,78%.
Um dos fatores que pode ter provocado um efeito positivo para as vendas foi o extremo calor que predominou em janeiro, especialmente a partir da segunda metade do mês. Os estoques das lojas de aparelhos de ar condicionado não foram suficientes para suprir a demanda, o que demonstra a venda significativa do segmento.
"Essa questão colaborou para que o crescimento do setor de móveis e eletrodomésticos em janeiro tenha sido o maior dos últimos 22 meses. As vendas desses produtos subiram 16,42% em relação ao mesmo mês do ano passado" ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O núcleo de papelaria, livros, jornais e revistas teve uma recuperação surpreendente no período. Desde 2011 a venda anual do ramo está em queda, mas o primeiro mês de 2014 registrou um crescimento de 11,6% em relação a janeiro do ano anterior.
Enquanto isso, um segmento enfrenta uma desaceleração nas vendas. Os produtos de informática e escritório completaram, em janeiro, o quarto mês consecutivo de queda. A retração de janeiro foi de 16,71%.