07.04.14 -
O ranking dos municípios gaúchos de acordo com o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), divulgado na quinta-feira, 3 de abril, pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) coloca Garibaldi na quarta posição. Os números foram calculados com base em uma mudança de metodologia proposta pelos técnicos da FEE, que utilizaram indicadores diferentes dos que eram aplicados até 2007, ano de divulgação do último resultado. A série atual é referente a dados de 2007 a2010.
Garibaldi está em 4º lugar no Estado com índice de 0,826, entre os 496 municípios. O novo índice define como indicadores centrais os níveis de Educação, Saúde e Renda, e, de acordo com os técnicos, não pode ser utilizado para comparações com o Idese anterior, com estatísticas de outros Estados, ou com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Municipal, que aponta a situação dos municípios de todo o país.
"É importante destacar que o objetivo da nossa pesquisa é diferenciar os municípios e regiões gaúchas entre si, para orientar políticas públicas e a distribuição dos recursos", ressalta o presidente da FEE, Adalmir Marquetti. Com a nova metodologia, foram incluídos no item Educação os resultados de matrícula na pré-escola e a nota da Prova Brasil, destinada à avaliação do ensino fundamental. No item Renda, foi diferenciada a renda gerada pelo município da que é efetivamente apropriada por domicílio.
E no item Saúde, foi acrescentada a taxa de mortalidade por causas evitáveis e mal definidas. "São mudanças que resultam em indicadores não aplicáveis aos demais estados, por apresentarem uma qualidade superior de avaliação, e não somente números quantitativos", afirma o pesquisador Thomas Kang, da equipe responsável pela mudança metodológica.
O número geral do estado, abrangendo todos os municípios, ficou em 0,727 para o ano de 2010, considerado médio desenvolvimento. Na série histórica de 2007 a 2010, os pesquisadores destacam que todas as variáveis apresentaram evolução, assim como o número final do Idese do estado.
Como ler os índices
O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) leva em conta indicadores de três áreas: saúde, educação e renda e varia de zero a um.
Abaixo de 0,5: baixo desenvolvimento socioeconômico. De 0,5 a 0,8: médio desenvolvimento socioeconômico. Acima de 0,8: alto desenvolvimento socioeconômico.O índice geral do RS ficou em 0,727.
Ranking Idese
1º Carlos Barbosa - 0,848
2º Aratiba - 0,835
3º Nova Araçá - 0,834
4º Garibaldi - 0,826
5º Lagoa dos Três Cantos - 0,826
6º Vista Alegre do Prata - 0,817
7º Bento Gonçalves - 0,816
8º Nova Bassano - 0,816
9º Não-Me-Toque - 0,815
10º Nova Prata - 0,809