26.04.14 -
Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), a CIC sediou na sexta-feira, 25 de abril, a palestra e-Social. O evento, que também contou com o apoio da entidade, integra o Programa de Fiscalização Preventiva - Educação Continuada 2014. No seminário, destinado aos profissionais da contabilidade e estudantes da área contábil, foram apresentados os conceitos e objetivos do projeto, além das obrigações acessórias a serem substituídas e o impacto que a nova plataforma irá ter na empresas.
A plataforma digital, que gradualmente será colocada em operação pelo Governo Federal a partir de abril, deve unificar as informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias dos empreendimentos. Porém, em alguns casos, pequenos negócios não possuem um corpo de funcionários adequado ou a tecnologia indispensável para coletar e repassar estes dados.
As empresas terão de informar todos os eventos trabalhistas na data em que eles ocorreram, a partir de abril. Os micro e pequenos negócios são obrigados a aderir ao e-Social a partir de novembro. Será necessário informar a jornada de trabalho, folhas salariais, horas extras, demissões, afastamento por acidente, faturamento do negócio, entre diversos outros dados, através do sistema. Em tempo real, os órgãos responsáveis pelo controle terão acesso a estes números e informações, e através do cruzamento das mesmas pretendem inibir a sonegação de impostos.