26.05.14 -
Representantes da CIC e CDL participaram na sexta-feira, 23 de maio, da 14ª Convenção Lojista, realizada no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. Com o tema "Equipes Vencedoras - A Fórmula do Sucesso", o evento reuniu cerca de 800 participantes, de 36 cidades do Rio Grande do Sul. Quatro palestrantes falaram sobre assuntos da atualidade e tendências do varejo, apontando para o público soluções e estratégias de liderança, gestão e desenvolvimento de equipes.
O evento também foi momento de reflexão sobre temas amplos que afetam o dia a dia do varejo, como o sistema tributário. O deputado estadual Frederico Antunes falou da conquista pelo fim do Imposto de Fronteira na Assembleia Legislativa do RS. Ele lamentou a resistência do Governo do Estado em fazer valer a decisão dos parlamentares, mesmo com exemplos próximos, como em SC, onde não incide a alíquota adicional de 5% do ICMS sobre a compra de produtos vindos de outros estados.
A arte de liderar
O escritor e filósofo Mario Sergio Cortella compartilhou com a plateia seu conhecimento na arte de liderar. Frisou que é essencial compreender que a liderança não é um cargo, mas uma função. "A chefia é a capacidade de mandar. Já a liderança é a capacidade de motivar, de inspirar as pessoas". Para Cortella, um dos palestrantes mais requisitados da atualidade, a liderança é uma arte, e não só uma técnica.
Ele aponta cinco competências consideradas essenciais, seja na vida pessoal ou profissional: abrir a mente, elevar a equipe (para que as pessoas cresçam junto), inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro. Cortella salientou o desafio de inovar a obra. "É tolice fazer sempre tudo igual se queremos que algo mude".
Autor de 22 livros, ele deixou como mensagem a importância da esperança. "Esperança do verbo esperançar, não de esperar. Precisamos ir atrás do que queremos, ir em busca e não desistir".
Liderança e desenvolvimento de equipes
Foi mesclando experiências pessoais e de diretor de Operações da Carlos Miele e M.Officer que Tiago Mello despertou a plateia para a qualificação da equipe de vendas a partir do papel do líder. Segundo ele, o desenvolvimento deste departamento está relacionado à escolha de pessoas certas, treinamento específico e banco de talentos. Mello disse que a transação de vendas é efetiva quando atinge uma relação de confiança.
Para vendar mais é preciso investir nos seguintes fatores: qualidade do produto; equipes de vendas, visual da loja/merchandising, marketing efetivo, promoção e foco no cliente. "O que importa não é a vontade de vender, mas a vontade de se preparar para isso. O gerente precisa levar esta motivação de qualificação junto aos vendedores", destacou. Quanto à liderança, o palestrante disse que algumas características são fundamentais: capacidade de escolher as pessoas certas, ser humilde e liderar sempre pelo exemplo.
Copa do Mundo e eleições
Coube ao jornalista Daniel Scola refletir com o público sobre os efeitos dos principais acontecimentos do ano no Brasil. O comunicador falou sobre a Copa do Mundo e as eleições, buscando também explicar os seus efeitos na economia e no varejo de forma especial. Scola comentou sobre a "Copa do papel" e a "Copa real" e comparou o que estava projetado e o que efetivamente foi feito em obras de infraestrutura para sediar a competição.
Independente disso, destacou o impacto do evento. "A partir de junho, 3,6 bilhões de pessoas vão olhar para o Brasil", lembrou. Citou as previsões do comércio de que no RS a Copa representará entre um Dia das Mães e um Natal a mais nas vendas. Ao comentar sobre as eleições, entende que serão fatores determinantes o impacto das manifestações e o comportamento da economia.
Varejo virtual x varejo físico
O administrador de empresas José Roberto Resende deixou claro em sua palestra que o varejo vive a ditadura do consumidor. Ele escolhe onde comprar, de que forma e que horas. Citou como aspectos da web a conveniência, a variedade de produtos e o preço. "O nosso tempo está cada vez menor e estamos mais conectados. É preciso perceber a influência que o e-commerce tem nas vendas". A dica é integrar a empresa às ferramentas digitais. "O consumidor é multicanal, está na internet. Se eu não estiver lá, ele vai comprar do concorrente".
Para o palestrante, é muito difícil operar varejo no Brasil em razão de fatores como caos tributário, complexidade burocrática e legislação trabalhista arcaica. "Nós somos muito fracos sozinhos. Está na hora de nos unirmos pela força das entidades do varejo", destacou.
Foto: Roberta Colombo Stúdio Fotográfico