08.10.14 -
A aproximação do "Dia das Crianças" faz com que aumente o movimento no comércio do Rio Grande do Sul e a perspectiva é de mais procura nos setores de brinquedos, eletrônicos e roupas. Segundo o Departamento de Pesquisas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o dia 12 de outubro deve representar crescimento de 3% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
"O que tem mudado nos últimos anos é a exigência dos pequenos, que gostariam de ganhar mais artigos eletrônicos, logo os presentes se tornam mais caros", afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O presidente da CDL Garibaldi, Giliano Nicolini Verzeletti, destaca que o ano foi atípico, desviando a atenção do consumidor com Copa do Mundo e Eleições. Ele acredita que a data vai dar um novo fôlego para o varejo. "As perspectivas até o final do ano asão positivas. Além da atratividade do Dia das Crianças, a partir de novembro teremos o Brilha Garibaldi, que vai proporcionar mais um incentivo para que os consumidores façam suas compras na cidade", enfatizou.
Em comparação com as vendas de setembro, o aumento deve ser de 13%. O Dia das Crianças é considerado uma das cinco melhores datas para o varejo brasileiro em volume de vendas. Em virtude disso, os lojistas precisam estar atentos para a grande procura dos clientes.
A técnica do Sebrae-RS, Roselaine Monteiro Moraes sugere algumas dicas simples que podem estimular as vendas, como transformar o ambiente da loja convidativo aos pequenos.
"Um exemplo é criar um ambiente convidativo com foco nas crianças. As atrações chamam a atenção das crianças e tornam-se diferenciais na hora de escolher o estabelecimento para realizar as compras", diz.
Celulares e tablets são os presentes que a maioria das crianças gostariam de ganhar. Para não ficar apenas nos eletrônicos, o consumidor pode se valer de opções variadas de acordo com a idade da criança.
Dicas de presentes
De 0 a 2 anos, investir em brinquedos de montar como blocos, que sejam coloridos e que façam a criança descobrir formatos diferentes. Brinquedos musicais também chamam atenção dos pequenos, como CDs e DVDs.
De 3 a 6 anos, as crianças gostam de brinquedos lúdicos e de montar, como quebra-cabeças, por exemplo. Ursinhos de pelúcia, patinetes, motocicletas, bicicletas e monociclos também são bons presentes. Para meninas, casinhas de boneca e bonecas maiores.
De 7 a 9 anos, os pequenos não estão tão pequenos e gostam de ganhar óculos de sol, roupas, kits de maquiagem, bonecas que trocam de roupas e acessórios, carrinhos de controle remoto, jogos de tabuleiro, bicicletas maiores, jogos de interação com água.
Acima de 10 anos, as meninas querem ganhar joias e bijuterias, capinhas para celular, sapatilhas, maquiagens, vestidos, bolsas e perfumes. Os meninos gostam tênis e chuteiras para a prática de esportes, relógios.
Os personagens infantis em destaque este ano são: a Galinha Pintadinha, a Peppa Pig, os heróis das histórias em quadrinho, os Mínions, do filme Meu Malvado Favorito e as bonecas Monster High.