05.11.14 -
Durante o lançamento oficial da campanha Brilha Garibaldi, na noite de quarta-feira, 5 de novembro, o consultor Jonis Rocha fez diversas conexões entre o trabalho no varejo e a linha tênue que leva o sucesso da teoria à prática. Segundo ele é primordial entender que cada pessoa é diferente. "O sucesso acontece nas pequenas coisas. Se quiser vender tem de atender. E, para atender tem de entender que as pessoas tem ritmos diferentes", destacou.
Rocha falou para mais de cem pessoas que prestigiaram o evento. "A gente é aquilo que acredita e nossas lojas são a expressão de nossas crenças. O nosso pensamento cria a nossa realidade. Sempre materializamos aquilo que pensamos". Para ele, o comércio é uma escola fantástica porque permite inúmeras oportunidades de aprender, seja com os clientes, colegas de trabalho ou com seus proprietários.
"Pode-se aprender com que acerta e com quem erra. Quem acerta a gente imita e quem erra a gente descobre como não se faz. Para qualquer situação é preciso entender para depois tomar decisões", defendeu. O consultor salientou também que quem atende deve deixar com que o cliente se expresse e, desta forma, possa descobrir quais são suas reais necessidades.
"Todo vendedor deve saber o nome do seu cliente. Isso é básico. Mas a pergunta de ouro é o que é preponderante para o cliente na compra que está efetuando. Quantas pessoas já entraram em uma loja decididas a comprar e acabaram saindo sem levar nada. O atendente conseguiu desvender o produto por não tentar compreender o que era fundamental para o consumidor".