Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

21.11.14 -

As oito lojas associadas a CDL Garibaldi que aderiram ao Q Comércio receberam, em 18 de novembro, o Troféu Bronze do programa desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) em parceria com o Sebrae. O objetivo é capacitar, instrumentalizar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão da qualidade que tem como base os critérios da excelência da Fundação Nacional da Qualidade.
Organizados pela CDL, em Garibaldi participaram da capacitação as lojas Cia do Papel, Fraterna Artigos Religiosos, Farroupilha, Meghi Confecções, Parada Obrigatória, Ponto Moderno, Spasso Calçados e Victtória's. O Q Comércio oferece diagnóstico para avaliação da situação da gestão, consultoria, capacitação e gerenciamento de projetos, entre outros. 
De acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, foram mais de 10 mil horas de treinamento, métodos e processos aperfeiçoados a cada ano, mais de mil empresas capacitadas e mais de 1.500 pessoas que foram treinadas para o processo de gestão da Qualidade. Os impressionantes números fazem do maior programa já implantado no Brasil, em certificação da Qualidade no varejo. 
"Hoje a concorrência é globalizada e existe uma disputa muito grande no mercado. Somente aqueles que se preparam adequadamente é que sobrevivem. Percebemos que o comércio não estava inserido de forma significativa no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O programa Q Comércio é uma introdução e oferece a base, através de ferramentas de gestão e dos processos de Qualidade, para que essas empresas, após receberem o Selo Ouro, possam atuar também no PGQP, explicou Koch. 
A solenidade foi realizada Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O evento contou com a palestra focada no tema da Qualidade para Pequenas Empresas com o consultor internacional, Jerônimo Lima. O palestrante falou sobre a evolução do conceito da gestão empresarial.
"Não existe um jeito único e certo. Depende de uma série de fatores que interferem e fazem diferença na administração. Só que é importante que depois que se escolhe um jeito, não sai mais. É o caso de quem entrou no Q Comércio. É uma corrida sem fim em busca da Qualidade", comentou.