Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

27.11.14 -

Foram divulgadas na noite de quarta-feira, 26 de novembro, as vinícolas certificadas e aptas a receber o selo do Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (CPEG). O projeto, que teve início em 2008, terá espumantes de 14 empresas certificados. 
O evento foi realizado no Hotel Casacurta e contou com a participação do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o garibaldense Otávio Brandelli. Os presidentes da CDL, Giliano Verzeletti, do CEC, Paulo Fanti, e a vice-presidente geral da CIC, Alexandra Nicolini Brufatto, prestigiaram a solenidade. 
De acordo com Brandelli, é preciso destacar a visão empreendedora e inovadora da cidade. Ele lembrou que em 2002 foi criada a primeira Indicação Geográfica brasileira, o Vale dos Vinhedos, que contou a união entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. "Tiveram a coragem e a persistência e hoje já é reconhecida internacionalmente, inclusive pela União Europeia. E agora vejo, neste processo, novamente a inovação garibaldense", salientou. 
"Quem usa essa marca não é só uma empresa. São todos os membros dessa associação que pede o registro no instituto e que sigam as regras que a associação tenha depositado no INPI", destaca a diretoria de Marcas do órgão, Patricia Barbosa. O produtor tem que ser associado à entidade que solicitou o registro e seguir o chamado regulamento de utilização, que contém as condições e proibições de uso das marcas.
Esse registro de marcas coletivas é, segundo a analista, uma forma de identificar a origem dos produtos ou dos serviços do Consórcio. "Aí, você pode utilizar, junto com a marca coletiva, que é de todos daquela associação, a sua marca individual". Esclareceu que a marca coletiva ajuda os produtores de pequeno porte a trabalharem em conjunto e conseguirem chegar "aonde, sozinhos, eles não conseguiriam". 
No caso de Garibaldi, a marca vai proteger os espumantes. "A decisão de criar mecanismos de autocontrole por meio de auditorias externas foi um reconhecimento ao cumprimento das regras determinadas pelo Regulamento de Avaliação de Conformidade e resultará na melhoria qualitativa dos espumantes elaboradas por todos os sócios", diz o presidente do CPEG, Oscar Ló. A iniciativa é pioneira do gênero no Brasil e começou em 2008 por iniciativa do enólogo Adolfo Alberto Lona.
Já possuem produtos certificados as empresas Adega Chesini, Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno do Brasil e Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo. Além disso, também estão aptas a certificar seus espumantes a Cave Darci Locatelli, Vinícola Agostini, Vinícola Courmayeur, Vinícola La Cantina, Vinícola Carlesso, Vinhos Don Laurindo, Milantino Vinhos e Espumantes, Vinícola Vaccaro e Vitivinícola Santa Bárbara.

Galeria de Fotos