03.02.15 -
O calendário de feriados nacionais e pontos facultativos de 2015 traz boas notícias aos trabalhadores brasileiros que apostam nas folgas para passear ou descansar. Ao contrário do ano passado, quando houve poucos feriados em dias úteis, neste ano dos 11 feriados, dez caem em dias de semana e muitos devem ser esticados. Enquanto as pessoas comemoram, os empresários estão preocupados, afinal, os dias de folga devem reduzir a produção na indústria e as vendas no comércio.
Desde a produção industrial até os lojistas podem perder quando o número de feriados no ano é grande, já que todo feriado significa prejuízo para toda cadeia econômica do comércio e indústria.
Além dos feriados nacionais, ainda haverá um feriado estadual e um municipal para incrementar a lista. Dos 13 feriados, 11 serão em dias úteis, sendo vários emendados com o final de semana.
Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) mostra que os feriados podem baixar as vendas no varejo. "Tal incidência de feriados acaba comprometendo negativamente o varejo", afirma o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch.
Na indústria, as perspectivas não são diferentes. A queda de produtividade provocada pelos feriados e "emendas" certamente provocará impacto negativo no faturamento das empresas. Em termos absolutos, os principais estados industrializados deverão sofrer as maiores perdas, liderados por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A perda na indústria é um fato. Em alguns casos, essas empresas não podem parar a produção, o que acarreta em mais gastos, uma vez que os colaboradores recebem o dia normal mais hora extra e valores dobrados. Além disso, nos meses em que o número de dias úteis cai, o fechamento dessas indústrias também é negativo.
Mas não são todos que reclamam do grande número de feriadões previstos para este ano. Além dos colaboradores das empresas, os segmentos de turismo e lazer têm muito a comemorar. Com mais feriados prolongados, as pessoas viajam mais, se reúnem mais em confraternizações fora de casa.
Para especialistas, as datas podem representar prejuízo para a economia, mas por outro lado, um Estado em que o Produto Interno Bruto (PIB), em relação ao setor de serviços é maior, os prejuízos podem ser menores. Isso porque nas datas de feriado, enquanto o comércio e indústria param, os hotéis, restaurantes e ambientes de entretenimento, tendem a se movimentar.
A temporada de feriados começou no dia 1º de janeiro, que caiu em uma quinta-feira, e proporcionou quatro dias de descanso para muita gente. Neste mês, o Carnaval comemorado no dia 17, uma terça-feira, também oferece a possibilidade de emendar com a segunda.
Em abril serão duas semanas com folga: no dia 3, a Sexta-Feira Santa, e no dia 21, a morte de Tiradentes, que caiu numa terça-feira. Já o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, será numa sexta-feira.
Em junho, o Corpus Christi (dia 4) cai em uma quinta-feira, mas é ponto facultativo e não é obrigatório. No entanto, a folga pode virar outro feriadão. Já o feriado municipal do padroeiro São Pedro, dia 29, será comemorado em uma segunda-feira.
O segundo semestre também deve garantir muito descanso aos trabalhadores. Os feriados de 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Dia de Finados) caem na segunda-feira. Em dezembro, o Natal, no dia 25, será na sexta-feira.
O único feriado nacional a cair no fim de semana será a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Da mesma forma que o feriado estadual, que comemora a Revolução Farroupilha, no 20 de setembro, que neste ano será em um domingo.
Segundo reportagem do "Jornal da Globo", indústria e comércio fechados significam perdas no PIB do país. Se 10% das empresas ficarem sem trabalhar, o Brasil vai perder R$ 2,36 bilhões a cada feriado. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, quando os lojistas decidem abrir as portas nos feriados o lucro cai cerca de 9% por conta do pagamento dos salários dos vendedores ser em dobro.
Feriados em 2015
JANEIRO
1º - Confraternização Universal (quinta-feira)
FEVEREIRO
17 - Carnaval (terça-feira)
ABRIL
3 - Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 - Tiradentes (terça-feira)
MAIO
1º - Dia do Trabalho (sexta-feira)
JUNHO
4 - Corpus Christi (quinta-feira)
20 - São Pedro (segunda-feira)
SETEMBRO
7 - Independência do Brasil (segunda-feira)
20 - Revolução Farroupilha (domingo)
OUTUBRO
12 - Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
NOVEMBRO
2 - Finados (segunda-feira)
15 - Proclamação da República (domingo)
DEZEMBRO
25 - Natal (sexta-feira)